Boris Johnson na margem de um acordo. Primeira versão do Brexit pode chegar esta noite

Uma primeira versão do acordo poderá ser publicada já esta quarta-feira. Segundo a imprensa britânica, as equipas de negociação conseguiram chegar a um consenso sobre uma fronteira alfandegária no mar da Irlanda.

DR Daniel Leal-Olivas/ REUTERS

Depois de ter cedido às exigências de Bruxelas relativamente à fronteira das Irlandas, Boris Johnson parece estar cada vez mais perto de formalizar um acordo de saída do Reino Unido da União Europeia.

De acordo com The Guardian, uma primeira versão do acordo poderá ser publicada já esta quarta-feir assim que receber uma ‘luz verde’ em Downing Street. Segundo apurou o jornal britânico, as equipas de negociação conseguiram chegar a um consenso sobre uma fronteira alfandegária no mar da Irlanda e um rascunho poderá ser divulgado ainda esta noite. O acordo preliminar deixa claro que a Irlanda do Norte continuará a fazer parte do território aduaneiro do Reino Unido.

Apesar de isto ser um avanço significativo no processo de divórcio entre Londres e os 27, Boris Johnson só poderá festejar assim que receber a aprovação da oposição parlamentar. Ao The Guardian, uma fonte no parlamento alertou que tal acordo  seria “extremamente difícil de engolir”, apesar de nenhum dos partidos da oposição ter-se manifestado recentemente sobre os avanços de Boris.

De acordo com as propostas, o primeiro-ministro poderia finalmente anunciar a retirada completa do Reino Unido da União Europeia. “A Irlanda do Norte continuaria a fazer parte do território aduaneiro do Reino Unido, mas na prática permanecerá na União Europeia”, explicou uma outra fonte ao jornal.

Fontes em Bruxelas afirmaram estar confiantes de que a comissão e a equipa de negociação do Reino Unido chegariam durante a noite. Mas, à medida que as negociações continuam, existe um nervosismo em Paris e Berlim que insistem para que se chegue a acordo o quanto antes para que possa ser formalizado – ou apenas apresentado um rascunho – no Conselho Europeu, esta quinta-feira, em Bruxelas.

Esta manhã, Michel Barnier, principal negociador da União Europeia para o Reino Unido, havia estabelecido um prazo até à meia-noite de hoje para Johnson responder às exigências da UE e concordar com uma fronteira aduaneira no mar da Irlanda ou arriscar-se a sair das salas de negociações de mãos a abanar.

Ler mais
Recomendadas

Portugal com 297 novos casos e mais 14 vítimas mortais

A Direção-Geral da Saúde revelou os dados relativos às últimas 24 horas em Portugal.

Hotelaria, comércio e restauração em Fátima com retoma “muito lenta”

A economia do setor da hotelaria, comércio e restauração de Fátima está a enfrentar uma retoma “muito lenta” e assente no mercado nacional, que representa pouco mais de 30%, disse a presidente da Aciso – Associação Empresarial Ourém-Fátima.

Itália regista 416 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

As regiões da Sardenha, Molise, Basilicata, Calabria e Úmbria não registaram quaisquer novos casos, enquanto mais de metade das infeções (221) foi registada na Lombardia.
Comentários