[weglot_switcher]

Boris Johnson na margem de um acordo. Primeira versão do Brexit pode chegar esta noite

Uma primeira versão do acordo poderá ser publicada já esta quarta-feira. Segundo a imprensa britânica, as equipas de negociação conseguiram chegar a um consenso sobre uma fronteira alfandegária no mar da Irlanda.
  • DR Daniel Leal-Olivas/ REUTERS
15 Outubro 2019, 20h31

Depois de ter cedido às exigências de Bruxelas relativamente à fronteira das Irlandas, Boris Johnson parece estar cada vez mais perto de formalizar um acordo de saída do Reino Unido da União Europeia.

De acordo com The Guardian, uma primeira versão do acordo poderá ser publicada já esta quarta-feir assim que receber uma ‘luz verde’ em Downing Street. Segundo apurou o jornal britânico, as equipas de negociação conseguiram chegar a um consenso sobre uma fronteira alfandegária no mar da Irlanda e um rascunho poderá ser divulgado ainda esta noite. O acordo preliminar deixa claro que a Irlanda do Norte continuará a fazer parte do território aduaneiro do Reino Unido.

Apesar de isto ser um avanço significativo no processo de divórcio entre Londres e os 27, Boris Johnson só poderá festejar assim que receber a aprovação da oposição parlamentar. Ao The Guardian, uma fonte no parlamento alertou que tal acordo  seria “extremamente difícil de engolir”, apesar de nenhum dos partidos da oposição ter-se manifestado recentemente sobre os avanços de Boris.

De acordo com as propostas, o primeiro-ministro poderia finalmente anunciar a retirada completa do Reino Unido da União Europeia. “A Irlanda do Norte continuaria a fazer parte do território aduaneiro do Reino Unido, mas na prática permanecerá na União Europeia”, explicou uma outra fonte ao jornal.

Fontes em Bruxelas afirmaram estar confiantes de que a comissão e a equipa de negociação do Reino Unido chegariam durante a noite. Mas, à medida que as negociações continuam, existe um nervosismo em Paris e Berlim que insistem para que se chegue a acordo o quanto antes para que possa ser formalizado – ou apenas apresentado um rascunho – no Conselho Europeu, esta quinta-feira, em Bruxelas.

Esta manhã, Michel Barnier, principal negociador da União Europeia para o Reino Unido, havia estabelecido um prazo até à meia-noite de hoje para Johnson responder às exigências da UE e concordar com uma fronteira aduaneira no mar da Irlanda ou arriscar-se a sair das salas de negociações de mãos a abanar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.