Boris Johnson: “O importante é que vamos sair da União Europeia a 31 de janeiro”

O primeiro-ministro britânico acredita que vai ser alcançado um acordo comercial entre Londres e Bruxelas até ao final de 2020.

Twitter/G7

Boris Johnson acredita que o seu Governo vai chegar a acordo com Bruxelas para a saída da União Europeia até ao final deste ano.

Em entrevista à BBC esta terça-feira, o primeiro-ministro disse que existe uma “grande probabilidade” de ser alcançado um acordo comercial alargado entre o Reino Unido e a União Europeia este ano.

“Estou muito, muito, muito confiante – são três ‘muitos’ – que vamos alcançá-lo [acordo]”, afirmou.

Isto não é sobre um acordo. É sobre construir uma nova grande parceria. O importante é que vamos sair da União Europeia a 31 de janeiro”, declarou na BBC.

Sobre a tensão no Médio Oriente, em particular a saída dos EUA do acordo nuclear assinado em 2015 com o Irão, o governante britânico defendeu que Donald Trump deve assinar um novo acordo com o Irão.

Na entrevista, Boris Johnson foi também questionado sobre a crise na família real, provocada pelo desejo de afastamento de Harry e Meghan.

“Sou um grande fã da rainha e da família real. Estou confiante que vão resolver isto, mas será mais fácil sem qualquer comentário da minha parte”, disse o primeiro-ministro.

Ler mais
Relacionadas

Von der Leyen insta Reino Unido a dizer que acesso quer ter ao mercado único

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, instou hoje o Reino Unido a comunicar que tipo de acesso quer ter ao mercado da União Europeia (UE) no futuro, quando ficar consumada a sua saída.

Diplomata português escolhido para ser o embaixador da UE no Reino Unido após ‘Brexit’

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, escolheu o diplomata português João Vale de Almeida para liderar a futura delegação comunitária junto do Reino Unido após a consumação do ‘Brexit’, disse hoje à Lusa fonte comunitária.

Brexit já custou mais de 150 mil milhões de euros à economia britânica

Até ao final de 2020, a fatura total do processo de saída do Reino Unido da União Europeia vai aumentar para os 236 mil milhões de euros, segundo contas da Bloomberg.
Recomendadas

Nigel Farage: “O Brexit é apenas o início de uma reconfiguração na Europa”

O antigo presidente do UKIP e cofundador do Partido Brexit considera que a saída do Reino Unido da União Europeia é resultado de um exercício democrático. “Não há volta a dar. Isto é uma vitória”, afirmou esta quarta-feira em conferência de imprensa em Bruxelas.

Brexit: Parlamento Europeu carimba hoje saída do Reino Unido da UE

O Parlamento Europeu (PE) vota hoje, em Bruxelas, o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia, a derradeira etapa formal para a efetiva consumação do ‘Brexit’ dois dias depois, em 31 de janeiro.

Canadá quer envolver Cuba numa solução para a Venezuela

Juan Guaidó encontrou-se com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e parece ter ficado algo surpreendido dado o alinhamento tradicional entre Caracas e Havana. Falta ainda saber a opinião da Casa Branca sobre tão disruptiva opinião.
Comentários