A consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, esta quarta-feira, consolidando a informação referente aos primeiros seis meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore.
O BPI é o banco com melhor reputação em Portugal e obteve o melhor Índice de Responsabilidade Social. “É a primeira vez que o BPI alcança o lugar cimeiro do sector bancário nestes rankings“, diz o banco, em comunicado. Este mês, a OnStrategy considerou igualmente o BPI como a marca com melhor reputação como empregador no setor da banca no estudo “Employer Brand Reputation”.
As marcas que registam o melhor índice de reputação e relação emocional são na banca, o BPI (65,1pts); nos sistemas de Pagamento o Multibanco (74,1pts) e nos seguros a Fidelidade (64,9pts). Já no crédito ao consumo a escolha dos portugueses vai para a Cetelem (54,3pts).
Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca as três marcas com melhor avaliação. A saber a Nestlé (alimentação) com o melhor índice de reputação e relação emocional com 86,2 pontos, logo seguida pelas marcas Delta e Olá com 85,8 pontos e 84,1 pontos respetivamente.
Os resultados são obtidos de forma contínua ao longo do ano junto de mais de 50 mil portugueses, que avaliam atributos das marcas associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.
Na lista por sectores, a OnStrategy detalha que na energia lidera a EDP (74,6pts); na tecnologia a Microsoft (80,8pts); na eletrónica de consumo é a Samsung (75,3pts), ao passo nas telecomunicações distingue-se a MEO (75,2pts).
Em media a rádio RFM lidera com 73,8 pontos. Já no sector da multimédia online a marca que lidera é a Youtube (74,3pts).
Mas há mais. No retalho alimentar temos o Lidl à frente (78,4pts); no de tecnologia a Worten (76,7pts); no retalho online a Amazon (77,5pts); no retalho de artigos para o lar o Ikea (76,8pts) e no de de bricolage e acessórios lidera a Leroy Merlin (76,0pts).
Já no retalho de artigos de desporto surge a Decathlon (71,9pts) e no retalho têxtil a espanhola Zara (70,2pts). Depois na restauração a marca que se destaca é o McDonalds (73,5pts).
Nos sectores de retalho de saúde e bem estar surge a Wells (69,6pts) e no retalho de centros comerciais e outlets lidera o Colombo (74,9pts).
No segmento das bebidas não alcoólicas a marca mais reconhecida é a Luso (77,6pts) e nas bebidas alcoólicas a Superbock (74,9pts).
No que toca à alimentação animal destaca-se a Friskies (71,6pts). Já nos sectores da higiene pessoal surge a L’Oreal (78,5pts) e na higiene do lar a Fairy (72,4pts).
“Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação”, refere a OnStrategy.
Nos sectores de saúde e bem-estar lidera a Fundação Champalimaud (78,1pts). Nas farmacêuticas, numa altura em que as vacinas anti-covid estão na ordem do dia, a Pfizer tem o melhor índice (71,9pts).
Nos sectores da hotelaria e lazer, a Pousadas de Portugal tem uma pontuação de 73,2 pontos e nas agências de viagens destaca-se a Abreu (72,1pts).
A companhia aérea com melhor reputação, segundo este estudo, é a Emirates (71,7pts). Já na mobilidade destaca-se a Via Verde do grupo Brisa (73,2pts). Ao passo que nos automóveis a Mercedes lidera com 74 pontos.
No desporto a Federação Portuguesa de Futebol tem 74,2 pontos, liderando o sector.
No que toca aos brinquedos e entretenimento a marca que se distingue é a Disney (76,5pts).
Já nos jogos de apostas lidera a marca Jogos Santa Casa (71,6pts).
Nos produtos industriais destaca-se a Vista Alegre (75,4pts) e na área dos serviços profissionais a escolha dos portugueses vai para os CTT (71,6pts).
Na construção e engenharia a Mota Engil lidera com (55,7pts) e no segmento das imobiliárias (Real State) os portugueses escolheram a Remax (70,2pts).
Nos acessórios de moda lidera a Swatch (70,1pts) e no luxo a Omega (75,8pts).
Por fim, na educação e universidades a escolha recaiu sobre a Nova SBE (80,5pts) e na auditoria, consultoria e serviços jurídicos (target empresarial) a mais votada foi a Deloitte (77,6pts).
O RepScore é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano junto de mais de 40 mil cidadãos online e mais de 10 mil cidadãos presencialmente ou por telefone, que avaliam os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e
recomendação.
No comunicado, Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy explicou que “ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que o primeiro semestre de 2021 registou uma quebra generalizada do mesmo, em que a principal justificação parece estar associada a uma diminuição da qualidade e eficiência dos touchpoints de comunicação; a pandemia veio alterar a forma como os cidadãos consomem a comunicação das marcas e a importância que atribuem aos diferentes veículos de comunicação, e neste contexto não é válido fazer mais do mesmo”.
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