BPI, Multibanco e Fidelidade lideram marcas do sector financeiro com melhor reputação

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca as três marcas com melhor avaliação: a Nestlé com o melhor índice de reputação e relação emocional com 86,2 pontos, logo seguida pelas marcas Delta e Olá com 85,8 pontos e 84,1 pontos respetivamente.

A consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, esta quarta-feira, consolidando a informação referente aos primeiros seis meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore.

O BPI é o banco com melhor reputação em Portugal e obteve o melhor Índice de Responsabilidade Social. “É a primeira vez que o BPI alcança o lugar cimeiro do sector bancário nestes rankings“, diz o banco, em comunicado. Este mês, a OnStrategy considerou igualmente o BPI como a marca com melhor reputação como empregador no setor da banca no estudo “Employer Brand Reputation”.

As marcas que registam o melhor índice de reputação e relação emocional são na banca, o BPI (65,1pts); nos sistemas de Pagamento o Multibanco (74,1pts) e nos seguros a Fidelidade (64,9pts). Já no crédito ao consumo a escolha dos portugueses vai para a Cetelem (54,3pts).

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca as três marcas com melhor avaliação. A saber a Nestlé (alimentação) com o melhor índice de reputação e relação emocional com 86,2 pontos, logo seguida pelas marcas Delta e Olá com 85,8 pontos e 84,1 pontos respetivamente.

Os resultados são obtidos de forma contínua ao longo do ano junto de mais de 50 mil portugueses, que avaliam atributos das marcas associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.

Na lista por sectores, a OnStrategy detalha que na energia lidera a EDP (74,6pts); na tecnologia a  Microsoft (80,8pts); na eletrónica de consumo é a Samsung (75,3pts), ao passo nas telecomunicações distingue-se a MEO (75,2pts).

Em media a rádio RFM lidera com 73,8 pontos. Já no sector da multimédia online a marca que lidera é a Youtube (74,3pts).

Mas há mais. No retalho alimentar temos o Lidl à frente (78,4pts); no de tecnologia a Worten (76,7pts); no retalho online a Amazon (77,5pts); no retalho de artigos para o lar o Ikea (76,8pts) e no de de bricolage e acessórios lidera a Leroy Merlin (76,0pts).

Já no retalho de artigos de desporto surge a Decathlon (71,9pts) e no retalho têxtil a espanhola Zara (70,2pts). Depois na restauração a marca que se destaca é o McDonalds (73,5pts).

Nos sectores de retalho de saúde e bem estar surge a Wells (69,6pts) e no retalho de centros comerciais e outlets lidera o Colombo (74,9pts).

No segmento das bebidas não alcoólicas a marca mais reconhecida é a Luso (77,6pts) e nas bebidas alcoólicas a Superbock (74,9pts).

No que toca à alimentação animal destaca-se a Friskies (71,6pts). Já nos sectores da higiene pessoal surge a L’Oreal (78,5pts) e na higiene do lar a Fairy (72,4pts).

“Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação”, refere a OnStrategy.

Nos sectores de saúde e bem-estar lidera a Fundação Champalimaud (78,1pts). Nas farmacêuticas, numa altura em que as vacinas anti-covid estão na ordem do dia, a Pfizer tem o melhor índice (71,9pts).

Nos sectores da hotelaria e lazer, a Pousadas de Portugal tem uma pontuação de 73,2 pontos e nas agências de viagens destaca-se a Abreu (72,1pts).

A companhia aérea com melhor reputação, segundo este estudo, é a Emirates (71,7pts). Já na mobilidade destaca-se a Via Verde do grupo Brisa (73,2pts). Ao passo que nos automóveis a Mercedes lidera com 74 pontos.

No desporto a Federação Portuguesa de Futebol tem 74,2 pontos, liderando o sector.

No que toca aos brinquedos e entretenimento a marca que se distingue é a Disney (76,5pts).

Já nos jogos de apostas lidera a marca Jogos Santa Casa (71,6pts).

Nos produtos industriais destaca-se a Vista Alegre (75,4pts) e na área dos serviços profissionais a escolha dos portugueses vai para os CTT (71,6pts).

Na construção e engenharia a Mota Engil lidera com (55,7pts) e no segmento das imobiliárias (Real State) os portugueses escolheram a Remax (70,2pts).

Nos acessórios de moda lidera a Swatch (70,1pts) e no luxo a Omega (75,8pts).

Por fim, na educação e universidades a escolha recaiu sobre a Nova SBE (80,5pts) e na auditoria, consultoria e serviços jurídicos (target empresarial) a mais votada foi a Deloitte (77,6pts).

O RepScore é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano junto de mais de 40 mil cidadãos online e mais de 10 mil cidadãos presencialmente ou por telefone, que avaliam os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e
recomendação.

No comunicado, Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy explicou que “ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que o primeiro semestre de 2021 registou uma quebra generalizada do mesmo, em que a principal justificação parece estar associada a uma diminuição da qualidade e eficiência dos touchpoints de comunicação; a pandemia veio alterar a forma como os cidadãos consomem a comunicação das marcas e a importância que atribuem aos diferentes veículos de comunicação, e neste contexto não é válido fazer mais do mesmo”.

Recomendadas

PremiumCrescimento dos depósitos das empresas ‘amortece’ fim das moratórias

Banca recebeu indicações para encontrar soluções caso a caso. Muitas empresas utilizaram apoios para constituir depósitos.

Sabe como identificar notas roubadas?

Quando recebe notas de alguém deve estar atento para evitar aceitar notas roubadas. Este episódio do BdP Podcast traz-lhe algumas informações úteis: dá-lhe a conhecer formas de saber se as notas que lhe passam pela frente foram obtidas num furto.

PremiumSantander Totta avança com cerca de 210 despedimentos

O Banco Santander Totta vai comunicar esta sexta-feira à Comissão de Trabalhadores que tem 210 trabalhadores com quem não foi possível chegar a acordo e como tal são elegíveis para o despedimento colectivo.
Comentários