[weglot_switcher]

BPI premiado pelo apoio à transição verde das PME

O BPI é o vencedor da categoria “2024 Excellence in Sustainable Banking Initiative (Portugal)” dos prémios da Capital Finance International (Cfi.co). 
7 Junho 2024, 13h51

O BPI conquistou prémio internacional de excelência em Banca Sustentável. O banco venceu na categoria “2024 Excellence in Sustainable Banking Initiative (Portugal)” dos prémios da Capital Finance International (Cfi.co). A revista britânica destaca a proatividade do banco na área da responsabilidade social e ambiental “para moldar uma sociedade mais inclusiva e solidária” e “promover mudanças comportamentais no sentido da sustentabilidade”.

O painel de jurados valorizou o apoio do BPI à transição verde das PME, ao voluntariado corporativo e à promoção da diversidade e igualdade de género.

A justificar a distinção, o painel de jurados assinala que o compromisso do BPI com a sustentabilidade “está profundamente enraizado no seu ADN operacional”, e faz parte de uma “estratégia mais abrangente para impulsionar uma transformação social significativa”.

A Cfi.co valoriza o apoio do BPI à transição verde de pequenas e médias empresas (PME), com iniciativas “onde convergem a educação para a sustentabilidade, a colaboração e o investimento”. “Ao participar ativamente em iniciativas ambientais e estar na linha da frente da mudança em todo o setor, o BPI estabelece um padrão para outras instituições financeiras”, acrescenta.

Outro aspeto destacado é a participação ativa dos colaboradores do BPI na plataforma interna de voluntariado corporativo. “Com 308 iniciativas, em 2023, os colaboradores do banco desempenharam um papel fundamental em benefício de mais de 35.000 pessoas”, refere a publicação.

Além disso, a revista britânica sublinha que o BPI dá um “exemplo louvável em matéria de igualdade de género”, com 44% dos cargos direção ocupados por mulheres, “o que demonstra a sua dedicação à promoção da diversidade e da inclusão”.

No dia 19 de fevereiro, o Banco BPI anunciou ao mercado a cooptação de dois novos administradores executivos, um deles uma mulher. Ana Rosa Oliveira e Afonso Fuzeta Eça juntaram-se à Comissão Executiva liderada por João Pedro Oliveira e Costa, na sequência do pedido de renúncia apresentado pelos administradores executivos Pedro Barreto e Francisco Barbeira.

Também foi anunciada a entrada, para o Conselho de Administração do BPI, de Maria Inês Valadas, após a saída da administradora Sandra Santos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.