[weglot_switcher]

BPI revê em baixa previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano

Departamento de estudos do banco prevê taxa de crescimento de 1,7%, duas décimas abaixo da projeção do Governo. Há sinais de desaceleração “ligeira” no terceiro trimestre.
  • Bobby Yip/Reuters
3 Setembro 2019, 12h41

O Departamento de Estudos Económicos e Financeiros do BPI reviu em baixa a previsão de crescimento do PIB para este ano. Num research publicado esta segunda-feira, a instituição financeira antevê que a economia cresça 1,7%, em 2019, menos uma décima do que a anterior previsão e abaixo dos 1,9% que o Governo projetou no Programa de Estabilidade.

O banco justifica a alteração das projeções económicas com alguns sinais de desaceleração no terceiro trimestre e com a potencial materialização de riscos externos.

“Os indicadores disponíveis para o terceiro trimestre são diminutos, mas sugerem uma ligeiramente desaceleração do ritmo de crescimento do PIB. Adicionalmente, a envolvente externa tem vindo a deteriorar-se, podendo levar ao adiamento de decisões de investimento e de consumo durante a segunda metade do ano, para além de afetar desfavoravelmente o comportamento das exportações”, indica a nota.

Embora assinale que a economia portuguesa manteve “um ritmo de crescimento robusto“ no segundo trimestre, em que o PIB avançou 0,5% em cadeia e 1,8% face ao período homólogo, o BPI realça que “os riscos estarão particularmente enviesados em sentido descendente e dependentes da materialização (ou não) de riscos externos que possam afetar a procura global e o cenário internacional”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.