O Departamento de Estudos Económicos e Financeiros do BPI reviu em baixa a previsão de crescimento do PIB para este ano. Num research publicado esta segunda-feira, a instituição financeira antevê que a economia cresça 1,7%, em 2019, menos uma décima do que a anterior previsão e abaixo dos 1,9% que o Governo projetou no Programa de Estabilidade.
O banco justifica a alteração das projeções económicas com alguns sinais de desaceleração no terceiro trimestre e com a potencial materialização de riscos externos.
“Os indicadores disponíveis para o terceiro trimestre são diminutos, mas sugerem uma ligeiramente desaceleração do ritmo de crescimento do PIB. Adicionalmente, a envolvente externa tem vindo a deteriorar-se, podendo levar ao adiamento de decisões de investimento e de consumo durante a segunda metade do ano, para além de afetar desfavoravelmente o comportamento das exportações”, indica a nota.
Embora assinale que a economia portuguesa manteve “um ritmo de crescimento robusto“ no segundo trimestre, em que o PIB avançou 0,5% em cadeia e 1,8% face ao período homólogo, o BPI realça que “os riscos estarão particularmente enviesados em sentido descendente e dependentes da materialização (ou não) de riscos externos que possam afetar a procura global e o cenário internacional”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com