[weglot_switcher]

Bracarense PluggableAI recebe “push” de 1,75 milhões para melhorar notificações das empresas

A ronda da empresa especializada em sistemas de notificações ‘push’ foi liderada pela sociedade de capital de risco Ged Ventures e contou com um ‘follow-on’ da Portugal Ventures.
17 Setembro 2024, 18h40

A startup portuguesa PluggableAI, especialista em tecnologia para notificações, concluiu uma ronda de investimento seed (inicial) no valor de 1,75 milhões de euros liderada pelo fundo tecnológico da sociedade de capital de risco Ged Ventures.

Além do Ged Tech Seed, este financiamento contou também com a participação da Portugal Ventures (PV), que deu seguimento ao anterior investimento realizado. O capital permitirá à empresa com sede no centro histórico de Braga avançar no processo de internacionalização e aumentar a equipa para 17 pessoas, sobretudo especializadas em Inteligência Artificial (IA), sensorização, vendas e marketing, até meados de 2025.

“Para a PluggableAI, este é um passo fundamental e necessário. Permitir-nos-á crescer a equipa e acelerar o negócio a uma velocidade que, de outra forma, não seria possível. Valida também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa nos últimos meses, não só pelo interesse demonstrado por diversas capitais de risco, mas também pelo follow-on da PV”, referiu o cofundador e CEO, Bruno Fernandes, fazendo ainda referência ao entusiasmo de passar a contar com a Ged Ventures.

Fundada em 2022 e incubada na Startup Braga, a PluggableAI trabalha nos domínios do “Meaningful Mobile Engagement” e, como tem estado bastante ligada à dinamização de eventos desportivos através do digital, é responsável pela criação do conceito do “Fan of the Match”. No entanto, trabalha com vários sectores de atividade, entre os quais seguros, retalho e media. Em termos práticos, a startup cria sistemas de notificação push para smartphones a partir de IA para “perturbar menos e engajar mais” com os utilizadores.

Por exemplo, desenvolveu a tecnologia Fanmeter para criar estratégias de fan engagement disruptivas, como o “The Festival Lover”, que será utilizada pelo Sporting Clube de Braga para premiar adeptos nos jogos em casa (2024/2025) ou pelo Rock in Rio. O objetivo é simples: fortalecer a ligação com os festivaleiros, fãs, leitores, consumidores ou adeptos e gerar benefícios organizacionais e financeiros para as marcas.

Na opinião do diretor de Investimentos da Ged Ventures, a tecnologia desenvolvida por esta empresa “vai permitir trazer mais adeptos para o desporto e fãs para eventos”. “Cremos que esta tecnologia poderá ser usada por equipas e organizadores de eventos pelo mundo fora e, por isso, tem um grande potencial de crescimento”, diz João Pedro Silva. “A aposta na PluggableAI reforça o nosso compromisso de apostar em empresas pre-seed, com tecnologia demonstrada, mas ainda com pouca tração, reconhecendo que existe aí um nicho no mercado por explorar e que poderá trazer maiores retornos aos nossos investidores”, sublinha o investidor.

A vice-presidente do conselho de administração da PV afirma que o reforço da aposta na PluggableAI representa a missão da PV em mitigar as falhas de mercado ao nível do investimento em startups que se encontram em fases iniciais. Teresa Fiúza recorda a jornada que começou em 2022 com o primeiro investimento da PV, realizado ao abrigo da call Innov-ID e que alavancou a expansão inicial. “Dois anos mais tarde, reforçamos a nossa aposta, acreditando que esta nova ronda será fundamental para consolidar o modelo de negócio, alavancar a internacionalização e reforçar a equipa com quadros essenciais para esta nova etapa”, assinala.

SC Braga e startup portuguesa criam mapa de sentimentos dos adeptos no estádio

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.