[weglot_switcher]

Brahms, Shostakovich e uma estreia absoluta

A Jovem Orquestra Portuguesa regressa ao Grande Auditório do CCB para celebrar o seu Encontro de Verão com um programa que inclui a estreia absoluta de uma obra de um jovem compositor português, a somar a obras notáveis de Shostakovich e Brahms.
14 Julho 2025, 16h00

Depois do sucesso de digressão de verão de 2024 – com a abertura da 25.ª edição do Festival Young Euro Classic no Konzerthaus em Berlim –, a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) regressa ao Grande Auditório do CCB para celebrar o seu Encontro de Verão com um programa que inclui a estreia absoluta de uma nova obra de Francisco Lima da Silva (compositor JOP 2025): uma composição vigorosa, que explora o brilho e virtuosismo dos jovens músicos da JOP.

Mais. No ano do centenário de nascimento de Dmitri Shostakovich, Pavel Gomziakov junta-se à Jovem Orquestra Portuguesa para dar a ouvir uma das mais notáveis obras do repertório concertante do séc. XX, o 1.º concerto para Violoncelo. Para encerrar este programa sob a direção de Pedro Carneiro, os jovens músicos entregam-se à 2.ª Sinfonia de Brahms, uma das mais inspiradas obras de todo o Romantismo, plena de alegria e júbilo incandescente.

A Jovem Orquestra Portuguesa é a orquestra nacional de jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 28 anos, embaixadora do talento de Portugal na Europa e no mundo. Representa Portugal na European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO) e é parceira criativa da Fundação Dudamel. Nasceu em 2010, sob direção artística do Maestro Pedro Carneiro.

A anteceder o concerto, às 16h30, o maestro Pedro Carneiro estará à conversa com o público. Uma atividade exclusiva para portadores de bilhete para o concerto, 27 julho, 17h00, Grande Auditório do CCB, Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.