[weglot_switcher]

Brasil abre investigação a Elon Musk por desinformação e obstrução à justiça

Alexandre de Moraes, juiz do Brasil, pediu para alargar a sua investigação a Musk, numa investigação chamada ‘milícias digitais’, termo aplicado a pessoas acusadas de espalhar desinformação online para atacar instituições democráticas no Brasil.
8 Abril 2024, 15h12

O juiz da corte suprema do Brasil, Alexandre de Moraes, iniciou uma investigação a Elon Musk. A investigação decorre na sequência de possíveis obstruções à justiça por Musk, segundo a “CNBC”.

Alexandre de Moraes pediu para alargar a sua investigação a Musk, numa investigação chamada ‘milícias digitais’, termo aplicado a pessoas acusadas de espalhar desinformação online para atacar instituições democráticas no Brasil.

No fim de semana Musk respondeu ao tribunal, afirmando que “estamos a suspender todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender os nossos funcionários e cortar o acesso ao Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar o nosso escritório lá”.

Musk desafiou ainda mais o tribunal, tendo pedido a renúncia do juiz e ameaçou publicar informação privada da sua rede social, X, que iria “pintar Moraes como um traidor do seu próprio país”.

“Em breve publicarei tudo o que é exigido por Alexandre de Moraes, e como esses pedidos violam a legislação brasileira. Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar”, escreveu Musk.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.