[weglot_switcher]

Brasil lança portal para impulsionar mobilidade académica internacional

A plataforma online, lançada durante a conferência anual da FAUBAI em Belém do Pará, disponibiliza mais de 1.300 atividades e cursos para estudantes estrangeiros.
13 Outubro 2019, 21h00

O Brasil olha cada vez mais para fora na área da educação superior. Prova disso é o lançamento de uma plataforma online, que visa impulsionar a mobilidade académica internacional. “Para podermos atuar de forma mais ativa na área da educação internacional, precisamos oferecer oportunidades em língua estrangeira”, explica Renée Zicman, diretora executiva da FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional a Jornal Económico.

A iniciativa foi lançada em Belém, do Pará, em abril, no decorrer da conferência anual desta organização, que juntou perto de seis centenas de especialistas em educação internacional brasileiros e estrangeiros e que o Educação Internacional acompanhou. Criada em 1988, a FAUBAI, promove o intercâmbio e a cooperação internacionais do ensino superior brasileiro, divulgando as instituições que a integram no mundo.

A plataforma, que já está online e foi desenvolvida em parceria com o British Council, disponibiliza uma oferta de mais de 1.300 atividades, cursos e diplomas em língua estrangeira, oferecidos no Brasil para o estudante internacional. Mais de 70 instituições aderiram ao projeto, aí mostrando cada uma a sua oferta, que abarca também atividades na área da cultura brasileira e da cultura latino-americana e cursos, programas e diplomas em português, como língua estrangeira para estrangeiros. “Precisamos reforçar a valorização da língua portuguesa e da cultura brasileira, uma valorização da região da América Latina e de todo o universo lusófono”, salienta Renée Zicman.

Este portal, ou se preferirmos, este guia online, tem como objetivo mapear e atualizar informação sobre a oferta de formação em língua inglesa, o mais global veículo de expressão dos nossos dias, e em outras línguas estrangeiras. Disponibiliza, assim, atividades oferecidas por instituições de ensino superior brasileiras, que respondem a uma tendência cada vez mais internacionalizante e refletem um crescimento sustentado na oferta de atividades em inglês e outras línguas, incluído português para estrangeiros. Objetivo? “Impulsionar a mobilidade académica internacional no Brasil, que está a crescer, mas ainda em patamar distante da realidade europeia, onde existe o programa Erasmus, que revolucionou de todo um continente”, sublinha Zicman.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.