[weglot_switcher]

Brasileiros da Standard América investem 1,5 milhões em fábrica de placas eletrónicas

Empresa brasileira candidata-se ao projeto Portugal 2020, para concorrer ao financiamento que permitirá estruturar a sua operação. Espera gerar 50 postos de trabalho e obter receitas de dois milhões.
21 Outubro 2020, 08h00

A brasileira Standard América, que tem uma unidade fabril de placas eletrónicas no Brasil, quer trazer a sua tecnologia para a Europa por meio da instalação de uma fábrica em Portugal: o projeto para a instalação da indústria está orçado em 1,5 milhão de euros, sendo 70% custeado pelo programa Portugal 2020.

“Com pontuação de 4,19 (numa escala máxima de 6), a Standard América está a concorrer ao projeto Portugal 2020, que prevê financiamento do Governo português a empresas que gerem emprego e receita dentro do país”, refere comunicado da empresa. “Ficámos bastante satisfeitos, porque esta é uma nota excelente”, diz Hidalgo Dal Colletto, CEO da Standard América.

A Standard América é uma indústria de placas eletrónicas com unidade fabril em Campinas, interior de São Paulo, e escritórios operacionais em Portugal e nos Estados Unidos. Adquirida em abril deste ano pelos empresários Hidalgo Dal Colletto e Ricardo Helmlinger, em plena pandemia, a companhia “está a apresentar um desempenho notável e nos seus planos de expansão está a internacionalização”.

“O projeto Portugal 2020 busca justamente empresas como a nossa e teremos tecnologia, estrutura e estratégia para atuar em toda a Europa e, também, nos Estados Unidos, de forma competitiva”, disse Ricardo Helmlinger.

Para concorrer, os projetos precisam de obedecer a determinados critérios, que demonstrem significativa especialização científica, tecnológica e económica e que possam gerar vantagens competitivas ao país.

A STD América candidatou-se a um financiamento de 1,5 milhão de euros para a construção de uma fábrica de mil m2 em Portugal. “Escolhemos cidades entre Aveiro e Coimbra, que serão definidas durante o decorrer do projeto”, informa Dal Colletto. “Teremos duas linhas de produção, com capacidade de faturarmos dois milhões de euros no primeiro ano de operação”, explica o CEO.

A empresa gerará, no primeiro ano, ao menos 50 empregos diretos, e terá capacidade de atender à procura de placas eletrónicas não apenas de Portugal, mas também de outros países europeus. A previsão de início das operações da fábrica própria da STD América é do primeiro semestre de 2022.

A Standard América é uma indústria de placas eletrónicas para as áreas de agricultura, automação industrial, automóvel, internet das coisas, telecomunicações, segurança, iluminação, saúde, aeroespacial e indústria naval. Trata-se de uma indústria multinacional, com presença no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.