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Brasileiros estão preocupados com notícias falsas na próxima campanha eleitoral

“O foco não está na punição, está justamente na prevenção, no que pode ser feito para prevenir, por exemplo, o spam, dinheiro de likes inapropriado ou robôs a atuar de forma negativa”, disse o secretário-geral da presidência do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil.
16 Janeiro 2018, 10h24

A utilização de robôs e formas de combater a disseminação de notícias falsas (fake news) foram dois dos temas da agenda do Conselho Consultivo formado pelo Tribunal Superior Eleitoral do Brasil para discutir a Internet e as eleições, que se reuniu esta semana para debater ações de educação da população para os media.

O secretário-geral da presidência do tribunal, Luciano Felício Fuck, disse que o tribunal procura elaborar uma política que previna dificuldades relacionadas com as tecnologias no processo eleitoral. Para Luciano Felício Fuck, esta ação é necessária porque “os instrumentos antigos, que estão à disposição e que eram objeto comum de decisões, podem tornar-se inócuos e ineficientes”.

“O foco não está na punição, está justamente na prevenção, no que pode ser feito para prevenir, por exemplo, o spam, dinheiro de likes inapropriado ou robôs a atuar de forma negativa”, acrescentou o responsável do poder judicial. A seu ver, essa perspetiva é a que mais pode garantir efetividade numa campanha curta. As ferramentas de denúncias são uma das iniciativas que está em discussão”, adiantou.

Na reunião de arranque dos trabalhos, a organização não-governamental (ONG) Safernet apresentou exemplos de medidas adotadas na União Europeia, nos Estados Unidos da América e no Canadá. O presidente da Safernet, Thiago Tavares, disse que “há uma tendência de se trabalhar com a questão das boas práticas, sobretudo de educação cidadã”. Entre os casos relatados pela Safernet, estão o uso de robôs para garantir informações complementares ao que é divulgado em tempo real e mecanismos de “alfabetização mediática”.

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