[weglot_switcher]

Brexit: Marks & Spencer obrigada a fechar onze lojas em Paris

A rede de retalho britânica encontra muitas dificuldades na fronteira para o transporte dos seus produtos alimentares e decidiu que era tempo de deixar a capital de França.
16 Setembro 2021, 22h58

Vinte anos após ter anunciado a sua primeira saída do território francês e e dez anos depois de ter regressado, a rede de retalho britânica Marks & Spenser anunciou esta quinta-feira, 16 de setembro, que vai fechar a maior parte das suas lojas parisienses. Em causa estão as dificuldades causadas pelo Brexit e pela nova fronteira entre os 27 e o Reino Unido – nomeadamente no que tem a ver com a extensa lista de produtos alimentares que são vendidos nas lojas do grupo britânico.

As onze lojas da Marks & Spencer que vão fechar são administradas pelo grupo SFH em regime de franquia e desaparecerão “até o final de 2021”, segundo consta de um comunicado do grupo. Restarão assim as nove lojas geridas pela Lagardère Travel Retail (em aeroportos e estações de caminho de ferro) e o comércio online de moda e produtos para o lar, que também permanecerá ativo em França.

Desde que o Reino Unido saiu da União Europeia que o grupo inglês passava por grandes dificuldades para manter as prateleiras cheias dos seus produtos frescos: cruzar a fronteira tornou-se particularmente complicado, não só em termos burocráticos e de aumento da despesa, mas principalmente porque as demoras passaram a impedir que a frescura se mantivesse durante a viagem.

É que a indústria alimentar britânica tem de provar que aplica as normas sanitárias europeias, o que aumenta o peso da tarefa de exportar cada produto fresco. “As complexidades logísticas desde a saída do Reino Unido da União Europeia tornam quase impossível fazer chegar aos clientes produtos frescos e refrigerados de alto padrão” , disse Paul Friston, diretor internacional da Marks & Spencer, citado pelos jornais franceses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.