A responsável pela área da tecnologia na União Europeia (UE), Margrethe Vestager, voltou a alertar a Apple contra o uso de termos de privacidade e segurança para evitar a concorrência na sua App Store (loja digital), termos esses que o presidente executivo da tecnológica norte-americana, Tim Cook, deu para não permitir que utilizadores instalem softwares fora da loja, segundo a “Reuters”.
Vestager, que também é vice-presidente executiva da Comissão Europeia, no ano passado propôs regras que forçariam a Apple a “abrir” a sua lucrativa App Store para que os utilizadores pudessem descarregar aplicações ou outras de lojas de aplicações de terceiros, no âmbito do ‘Digital Markets Act’ (DMA).
Tim Cook, num evento no mês passado, disse que a proposta “destruiria a segurança e a privacidade dos iPhones”. Vestager disse que partilha das preocupações de segurança de Cook, e sublinha que “a privacidade e a segurança são de suma importância para todos”, disse Vestager em entrevista à “Reuters”.
“O importante aqui é, claro, que não é um escudo contra a concorrência, porque acho que os clientes não abrirão mão da segurança nem da privacidade se usarem outra loja digital ou se fizerem carregamento lateral”, disse ela.
Vestager indicou que estava recetiva a mudanças na sua proposta, que precisa da contribuição de países e legisladores da UE antes de ser aprovada. “Acho que é possível encontrar soluções para isso”, disse a responsável.
Vestager também disse que as mudanças de privacidade da Apple, ao contrário do plano da Google de bloquear uma popular ferramenta de rastreamento da web chamada “cookies”, que fazia parte da sua investigação sobre o negócio de publicidade digital da unidade Alphabet (dona da Google) aberto no mês passado, não estavam na sua mira “por enquanto”.
A Apple lançou uma atualização ao seu sistema operacional iOS em abril com novos controlos de privacidade projetados para limitar os anunciantes digitais de rastrear os utilizadores do iPhone.
“Como eu disse, na verdade, várias vezes, é bom quando os operadores nos fornecem um serviço onde podemos facilmente definir as nossas preferências se quisermos ser rastreados fora do uso de uma aplicação ou não, desde que seja a mesma condição para todos. Até agora, não temos motivos para acreditar que este não seja o caso da Apple “, disse Vestager.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com