[weglot_switcher]

“Building the Future”. Negócios e tecnologia precisam andar de “mão dada”

Responsáveis da Agência para a Modernização Administrativa, Farfetch, Moey e NOS explicam como administração pública e as empresas se preparam para interagir com as novas tecnologias.
28 Janeiro 2020, 13h16

“É necessário que a sociedade tenha segurança nos serviços digitais”. Foi desta forma que Sara Carrasqueiro, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), iniciou hoje o debate “Building The Blur Between Industries” – no âmbito do evento “Building The Future”, o maior evento de transformação digital em Portugal, promovido pela Microsoft, e que decorre esta manhã no pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. “Temos de preparar a administração pública para as tecnologias emergentes e desenvolvido boas práticas em prol da literacia digital”, acrescentou a responsável da AMA.

Já Luís Carvalho, responsável da área de arquitetura da Farfetch, explicou a empresa tem ambições globais e a aposta na China já é uma realidade. “Temos as nossas aplicações a correr simultâneamente, e em active -active, em vários datacenters. Queremos fornecer algo que poucas empresas europeias e americanas conseguem”, afirmou. Luís Carvalho deixo ainda alguns conselhos para que o mundo dos negócios ande de “mãos dadas” com a tecnologia. “Ouçam os clientes, façam balanço entre ideias novas e originais, não construam tecnologia por tecnologia e tenham as pessoas certas na equipa”.

Ricardo Madeira, responsável pelo projeto de lançamento da aplicação Moey explicou como um banco tradicional (Crédito Agrícola) olha para a banca do futuro. “Fomos ver o que os clientes queriam. Na Moey 90% dos recursos estão aplicados à tecnologia. O banco tem agora uma espécie de incubadora para testar novas ideias”.

Para Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, a revolução do 5G prepara-se para mudar as nossas vidas. “O 5G traz mais banda, permite ligar mais objetos por célula e que o numero de objetos passível de ser sensorizado aumenta drasticamente. Os humanos vão poder executar tarefas com precisão robótica em várias indústrias”.

O “Building The Future”, que irá decorrer entre hoje e amanhã, cruza tecnologia, transformação e liderança para potenciar pessoas e empresas e preparar o país para a transformação digital.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.