O Bundesbank, banco central da Alemanha, considera que os riscos para os bancos alemães aumentaram devido aos conflitos comerciais, às tensões geopolíticas, aos problemas da economia alemã e ao elevado endividamento dos governos em alguns países da zona euro. O Bundesbank disse que, apesar de tudo isso, os preços nos mercados de ações e de títulos “são significativamente elevados”.
“Isto aumentou o risco de correções abruptas nos preços de mercado”, acrescenta o Bundesbank no Relatório de Estabilidade Financeira de 2025. Também aumenta o risco de crédito malparado na Alemanha, dada a fraqueza da economia alemã.
Os bancos alemães têm capital suficiente, mas não se deve sobrestimar a resiliência dos grandes bancos porque aumentaram suas receitas, mas os riscos são elevados, segundo o Bundesbank.
Da mesma forma, o Bundesbank observa que os preços no setor imobiliário comercial na Alemanha se estabilizaram, mas “a situação é frágil” devido à necessidade de menos escritórios devido à tendência da opção pelo teletrabalho. O banco central diz ainda que muitos comércios fecharam os seus estabelecimentos porque os consumidores preferem comprar pela internet.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com