A luta pelo mercado global de veículos elétricos está ao rubro. A chinesa BYD superou a Tesla nas vendas globais no último trimestre de 2023, apesar de a norte-americana dominar na totalidade do ano passado.
Contudo, este registo poderá marcar o início de uma tendência: a da ascensão chinesa no mercado global de veículos elétricos. A marca de Shenzen veio para ficar.
Os próximos anos vão ser marcados por uma luta a nível mundial entre as duas empresas, acreditam os analistas da Bloomberg Intelligence (BI). Os alemães da Volskwagen, os japoneses da Toyota ou os franceses da Stellantis é que estão mais longe nesta corrida. A BI prevê que apenas a partir de 2030 é que a Volkswagen vai aproximar-se da BYD com vendas a atingirem os quatro milhões de viaturas a nível global, para cada uma destas fabricantes. O ranking continuará então a ser liderado pela Tesla com seis milhões de unidades vendidas, que contrastam com os menos de dois milhões em 2023. Em 2030, a Toyota surgirá na quarta posição, com a Stellantis na quinta.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com