O Grupo Crédit Agricole Auto Bank, CA Auto Bank, apresenta o seu Plano de Sustentabilidade 2024 – 2026 e nele consta a previsão que 55% dos novos financiamentos providenciados pelo banco na Europa serão destinados à aquisição de veículos eléctricos e híbridos.
“Até 2026, 55% dos novos financiamentos providenciados pelo CA Auto Bank na Europa serão destinados a veículos eléctricos e híbridos, a frota europeia da Drivalia elevará a quota de novos modelos BEV e PHEV para 35%, e a infraestrutura de carregamento elétrico do Grupo atingirá 2.500 estações”, lê-se no comunicado.
Estes são apenas alguns dos objetivos do Plano de Sustentabilidade a três anos para 2024-2026 apresentado pelo Grupo CA Auto Bank, o banco de mobilidade controlado pelo Crédit Agricole Personal Finance & Mobility.
“O Plano de Sustentabilidade para 2024-2026 é uma pedra angular da estratégia do nosso Grupo”, refere Giacomo Carelli, CEO do CA Auto Bank e Chairman da Drivalia, citado na nota.
O Plano reflete todos os objetivos ambientais, sociais e de governance do Grupo, “delineando uma estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) que visa criar valor e gerar lucros de forma ética”. Um exemplo desta abordagem é a ambição do banco de ter 80% da sua nova carteira de veículos composta por modelos elétricos e híbridos até 2030, avança o CA Auto Bank.
O Plano de Sustentabilidade assenta em quatro pilares estratégicos: Mobilidade Sustentável, Inovação e Digitalização, Ambiente e Pessoas. “Para cada pilar, definiram-se objetivos qualitativos e quantitativos que o CA Auto Bank e a Drivalia, a empresa de aluguer, renting e mobilidade do Grupo, deverá atingir até 2026”, avança o banco em comunicado.
“O Plano procura promover uma conduta sustentável e ética em todas as empresas do Grupo, com o objetivo de alcançar um crescimento responsável e gerar lucros que tenham um impacto positivo no ambiente e na sociedade. Esta abordagem respeita todas as partes interessadas, ou seja, colaboradores, clientes, fornecedores, a comunidade local e o ambiente em geral”, sublinha o CA Auto Bank.
Através do primeiro pilar, a Mobilidade Sustentável, o Grupo pretende tornar os veículos elétricos e híbridos acessíveis a todos, utilizando as soluções financeiras do banco e os planos de mobilidade da Drivalia.
Até 2026, o CA Auto Bank planeia que mais de metade dos automóveis que financia sejam elétricos ou híbridos, com 35% dos novos financiamentos dedicados a veículos elétricos.
Simultaneamente, a quota de novos carros de zero e baixas emissões constituirá 35% da frota da Drivalia, e o número de estações de carregamento próprias na Europa aumentará 45% (em comparação com 2023).
“Além disso, o Grupo promoverá uma cultura empresarial responsável, reforçando os requisitos ESG para os seus fornecedores”, garante o banco do grupo Crédit Agricole.
O segundo pilar é dedicado à Inovação e Digitalização, o que o banco considera como “áreas essenciais para melhorar” tanto os seus processos internos como a utilização dos serviços oferecidos aos clientes.
As metas a atingir até 2026 incluem o uso da assinatura digital em 95% dos novos contratos e um aumento em 75% das parcerias com start-ups que partilhem o mesmo compromisso com a mobilidade sustentável e o crescimento responsável.
O CA Auto Bank está também comprometido com o Ambiente, que é o foco do terceiro pilar. “Este compromisso traduz-se, em particular, numa redução significativa da sua pegada de carbono, duplicando, por exemplo, a redução das emissões de CO2 até 2026 (-16% em comparação com 2022) e usando uma frota empresarial composta em mais de 50% por viaturas totalmente elétricas, proporção que sobe para 90% se forem incluídos os veículos híbridos conectáveis”, explica o banco.
O bem-estar das pessoas, a começar pelos colaboradores, é o quarto pilar do Plano de Sustentabilidade do CA Auto Bank e assim, “para favorecer um bom equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar, será introduzida uma licença remunerada de 28 dias para o segundo progenitor a partir de 2025, e as horas dedicadas à formação dos colaboradores serão quase duplicadas”.
Além disso, o Grupo pretende alcançar uma paridade próxima em termos de representação de género, com as mulheres a representarem 48% da força de trabalho.
Giacomo Carelli, CEO do CA Auto Bank e Chairman da Drivalia, anuncia que “como o ‘Banco de mobilidade para um planeta melhor’, queremos impulsionar a mudança para um futuro mais sustentável e inclusivo”.
“Num mundo onde a mobilidade é um motor crucial do nosso desenvolvimento, temos uma oportunidade única de transformar este desafio numa oportunidade extraordinária de impacto positivo. Fá-lo-emos recorrendo à força da nossa história e ao bom trabalho que realizámos até agora”, conclui.
O CA Auto Bank é detido a 100% pelo Crédit Agricole Personal Finance & Mobility, que opera como um interveniente independente e multimarcas no setor do financiamento e do aluguer de veículos e no da mobilidade.
O CA Auto Bank está presente em 18 países europeus (Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido) e em Marrocos, diretamente ou através de sucursais, com um total de mais de 2600 empregados.
A Drivalia é a empresa de aluguer, leasing e mobilidade do Grupo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com