O cabaz de alimentos ao qual será aplicado IVA zero vai incluir 30 a 40 produtos considerados de primeira necessidade, avançam este sábado a TSF e a Renascença, que indica que a lista será o mais abrangente possível. Na sexta-feira, o Governo já tinha dito que a escolha dos alimentos terá por base dois critérios: por um lado, uma alimentação saudável, e, por outro, quais produtos são mais procurados pelos consumidores portugueses.
Esta é uma das medidas anunciadas pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, para responder à escalada dos preços: o IVA de uma série de bens essenciais vai passar para 0%, sendo que o Governo está a negociar um acordo com a produção alimentar e a distribuição alimentar para garantir que essa medida, cujo impacto é de 410 milhões de euros, tem reflexos efetivos no preço ao consumidor. As negociações decorrem este fim de semana, segundo a TSF e a Renascença, que dizem que a lista poderá ser divulgada no início da semana.
https://jornaleconomico.pt/noticias/medina-anuncia-iva-0-para-cabaz-de-bens-essenciais-1010662
Uma fonte ouvida pela TSF disse que a discussão está longe de estar encerrada, mas garantiu que está a correr bem. Se a negociação falhar, esta medida poderá cair, já sinalizou o Governo. Além desta medida, o Governo anunciou um novo aumento salarial para a Função Pública e um novo apoio social para as famílias mais vulneráveis.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com