[weglot_switcher]

Cabo Verde Telecom afirma que tem planos para o 5G ainda em 2020

O ‘chairman’ da operadora de telecomunicações cabo-verdiana afirma que a rede 4G chega a cerca de 40% da população do arquipélago, com uma velocidade “muito forte”.
  • David Becker/Getty Images
17 Janeiro 2020, 12h02

A Cabo Verde Telecom (CVTelecom) tem planos para a implementação da tecnologia móvel de quinta geração (5G) ainda ano decorrer deste ano, anunciou à imprensa o presidente do conselho de administração da empresa, José Luís Livramento.

“O 4G está a funcionar bem. Não sou eu que o digo, nós temos todos os dias, ações de recolha de informações, seja através do nosso centro de contacto, seja através das próprias reclamações que recebemos dos nossos clientes, mas, também, através de inquéritos que nós fazemos aos nossos clientes. Portanto, aquilo que nos dizem é que temos uma boa capacidade de cobertura”, afirmou.

José Luís Livramento diz que  a cobertura 4G da CVTelecom “quase que já chega a 40% da população”, numa velocidade “muito forte”. O responsável fez estas declarações após a assinatura de um protocolo e cooperação entre a CVTelecom e Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que se realizou esta quinta-feira, na cidade da Praia.

“A nível do caderno de encargos com a ARME [Agência Reguladora Multissectorial da Economia], há uma exigência mínima de 6 megas, mas nós estamos acima dos 10 megas, 15 megas e às vezes até 20, 30 megas quando a carga é menor”, acrescentou.

Segundo o chairman da CVTelecom, essa velocidade “varia com a carga”, daí que a empresa vai “continuar a investir muito fortemente” no 4G.

O mesmo porta-voz frisou que a empresa de telecomunicações já tem o programa de investimento, para este ano de 2020 e já está a pensar em dotar Cabo Verde do 5G. “Respondendo ao apelo do governo para que estejamos sempre na crista da onda e para que não aconteça aquilo que aconteceu com o 4G, que é sermos um dos últimos países a tê-lo”, disse.

Para que tal não aconteça, José Luís Livramento afirmou que o governo de Cabo Verde está a apostar em trazer rapidamente o 5G e que “a CVTelecom está a responder a isso e já tem planos para o 5G ainda para este ano”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.