Cada deputado ganha pelo menos 200 mil euros por mandato

O Parlamento gasta mensalmente 835,7 mil euros com os vencimentos base dos 230 deputados.

Cada deputado português ganha, no mínimo, 200 mil euros por mandato, de acordo com as contas do “Jornal de Notícias” (JN), divulgadas na edição desta quinta-feira. Todos os meses, o Parlamento gasta 835,7 mil euros apenas com os vencimentos base dos 230 deputados que o constituem.

No final do ano o montante atinge os 11,7 milhões de euros e, num mandato, os 46,8 milhões de euros (sem contabilizar os subsídios a que têm direito). No entanto, há nove anos que os parlamentares têm uma redução de 5% no salário base, o que perfaz um corte de 190 euros mensalmente.

Por exemplo, o presidente de um grupo parlamentar ou secretário da mesa do plenário aufere 244,4 mil euros por mandato (61,1 mil euros por ano) e um presidente de uma comissão parlamentar recebe 234 mil euros em quatro anos (58,5 mil euros anuais), conforme assinala o JN com base na informação da Assembleia da República.

Recomendadas

Governo suspende 18 obras na ferrovia no norte e centro

A modernização da Linha do Oeste, entre Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha, só deve arrancar no fim de 2020, sendo esta a data em que as obras deveriam estar concluídas e a ligação estabelecida e em funcionamento.

Angola: Orçamento Geral do Estado vai hoje a votos

A proposta final global prevê mais receitas e despesas para 2020. Dos 15,9 biliões de kwanzas (29,3 mil milhões de euros) consagrados, cerca de metade. é para pagar a dívida pública que é neste mo momento e 90% do Produto Interno Bruto angolano.

PSD quer debate alargado na concertação social para inverter declínio demográfico

Os social-democratas defendem que cabe ao Estado criar condições que incentivem a natalidade e que só um acordo entre os parceiros sociais pode levar a uma economia mais amiga das famílias e mais saudável. “Embora a decisão de ter filhos seja do foro pessoal, cabe ao Estado criar condições que favoreçam esta decisão”, defendem.
Comentários