Já há finalistas do concurso para fabricar 117 automotoras elétricas para os serviços suburbanos e regionais da Comboios de Portugal (CP), no valor base de 819 milhões de euros. A empresa espanhola CAF, o grupo industrial francês Alstom e a fabricante suíça Stadler Rail, são as finalistas, avança o jornal “Cinco Dias”.
É esperado que a adjudicação seja entregue até ao final de junho. Apesar do Governo Português não sentir pressão do calendário para assinar o contrato, que já está atrasado em relação à sua primeira data de adjudicação. Tendo a encomenda sido adjudicada em dezembro de 2021 e torna-se na maior compra efetuada pela CP.
Na proposta apresentada pela Alstom, a empresa indicou a cidade de Matosinhos, no Porto, como possível localização e para a qual contrataria cerca de 300 trabalhadores. Já na proposta da Stadler, Ovar é o local apresentado como possível localização.
Na altura das candidaturas cerca de seis as empresas mostraram-se interessadas, nomeadamente os chineses da CRRC Tangshan, os japoneses da Hitachi Rail e a parceria entre os espanhóis da Talgo e os alemães da Siemens Mobility.
Portugal perdeu a capacidade de fabricar comboios após o encerramento, em 2004, da fábrica Bombardier, que se situava em Lisboa.
Em 2022 a CP serviu cerca de 148 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de 2,2% em comparação com 2019, sendo este o valor mais alto nos últimos 20 anos. Pela primeira vez a empresa fechou o ano com lucros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com