Caixa BI diz que resultado do negócio dos Correios foi melhor do que o esperado

O analista manteve a recomendação de compra para as ações dos CTT.

Rafael Marchante/Reuters
Ler mais

“A nossa primeira leitura é que os resultados do 4T17 foram ligeiramente melhores que o esperado, nomeadamente no negócio de Correio e de Expresso & Encomendas. Contudo, a nossa visão geral permanece inalterada, com os CTT a operarem num contexto de mercado desafiante”, diz hoje o Caixa BI numa nota assinada por Artur Amaro.
Depois de ontem os CTT terem apresentado os resultados anuais o banco de investimento analisou os números e concluiu que “os resultados de 2017 foram 3.3% e 1.6% melhores que as nossas estimativas a nível de receitas e de EBITDA, respetivamente”.

Já s resultados do quarto trimestre “mostraram algumas dinâmicas positivas, nomeadamente no
negócio de Correio, com os volumes endereçados a caírem apenas 4.5% num ano face a uma expetativa de queda de 6.0% anual. No conjunto do ano, os volumes endereçados de correio diminuíram 5.6% em base anual. Uma outra nota positiva no 4°Trimestre de 2017 vai para a performance do negócio de Expresso & Encomendas, com as receitas a crescerem 17.1% face ao trimestre homologo do ano anterior e a gerarem EBITDA positivo no trimestre (1.0 milhões de euros)”.

Diz ainda a nota que os CTT reportaram que atingiram breakeven a nível do EBITDA da Tourline em Espanha, contudo, o EBITDA do acumulado de 2017 foi marginalmente negativo (-0.5 milhões).

“As receitas do negócio de Serviços Financeiros no 4°Trimestre caíram 21.1% num ano e 12.7% no acumulado do ano 2017 em resultado de menores volumes e receitas relacionadas com pagamentos & transferências, e também com menores receitas na área de Seguros. O Banco CTT gerou receitas de 7,6 milhões no ano, em linha com o guidance e ligeiramente abaixo da nossa estimativa (8.0 milhões)”, diz o analista.
“Os custos operacionais cresceram 6.5% num ano relacionado com a aquisição da Transporta, com
o Banco CTT e com a maior atividade do Expresso & Encomendas”, adianta.

“O EBITDA consolidado do 4°Trimestre de 2017 foi 14.7% melhor que o previsto, totalizando
81.1 milhões no global do ano 2017 (1.6% acima da nossa previsão), com uma margem implícita de
11.4%”, refere a nota.
A análise refere por fim que o resultado líquido do ano foi de 27.3 milhões (-55.4% numa comparação anual), maioritariamente pressionado pelo decréscimo significativo do EBITDA (-42.2%), pelo Banco CTT e pelo Plano Transformacional.

As ações dos CTT caem 0,13% para 3,15 euros.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento.

Recomendadas

Carlos Tavares diz que Concorrência e Bruxelas analisaram as propostas do Governo sem olhar para mercado ibérico de eletricidade

“Qualquer análise de concorrência tinha de ser feito no âmbito do mercado ibérico, o que foi totalmente esquecido no parecer da Autoridade da Concorrência que se baseava apenas no funcionamento do mercado fechado”, disse o ex-ministro que diz que “se há coisa que se arrepende é de ter sido Ministro da Economia”.

Serviço público dá prejuízo às farmácias, conclui estudo da ANF

Associação Nacional de Farmácias salienta as conclusões do estudo “Sustentabilidade da Dispensa de Medicamentos em Portugal”, realizado pela Universidade de Aveiro em colaboração com a sociedade de revisores oficiais de contas Oliveira, Reis & Associados.

Vai ser afetado pela greve da Ryanair esta sexta-feira? Conheça os seus direitos

Paralisação vai afetar cerca de 190 voos em toda a Europa e aproximadamente 30 mil passageiros e pode custar à Ryanair cerca de 8,4 milhões de euros em compensações. Se tem bilhete para voar com a companhia ‘low cost’, saiba como se defender.
Comentários