[weglot_switcher]

CaixaBank prevê reduzir 8.291 trabalhadores em Espanha na sequência da fusão com Bankia

É a maior redução do quadro de pessoal da história da banca em Espanha, segundo o El País. Os ajustes afetam o CaixaBank Espanha e não as filiais do grupo no exterior, o que é uma boa notícia para o BPI.
20 Abril 2021, 22h03

Depois da fusão com o Bankia o CaixaBank planeia o maior Expediente de Regulação do Emprego (ERE), equivalente ao nosso estatuto de empresa em reestruturação. Segundo o El País e o El Confidencial a administração do banco espanhol, em reunião com os sindicatos, anunciou uma redução de 18,7% do quadro de pessoal efectivo, o que significa 8.291 empregados em Espanha.

O banco que é dono do BPI também pretende encerrar 1.534 balcões, ou seja,  27% da rede.

Essa redução de pessoal significa que o novo banco resultante da fusão com o Bankia passará dos atuais 44.400 funcionários para 36.109.

Os ajustes afetam o CaixaBank Espanha e não as filiais do grupo no exterior, o que é uma boa notícia para o BPI.

Esta é a maior redução de pessoal da história da banca espanhola e a terceira do setor empresarial depois das realizadas pela Telefónica e pela Seat, diz o El País.

O Santander e o CaixaBank são as entidades que mais dispensaram trabalhadores desde a crise financeira de 2008.

O ERE afetará principalmente o pessoal das agências.

O CaixaBank invoca questões de melhoria de eficiência, que obriga à redução de custos perante uma conjuntura de baixas receitas com juros. Mas também com as duplicações decorrentes da fusão e que é necessário obter sinergias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.