[weglot_switcher]

Calendário das aulas e exames já está cá fora

Aulas arrancam entre 10 e 13 de setembro e terminam a 4 de junho para os alunos do secundário, os primeiros a chegar à meta.
13 Julho 2019, 14h08

O regresso às aulas está marcado e acontece entre 10 e 13 de setembro. Como é tradição, a primeira interrupção do ano letivo é no período do Natal. Este ano, as férias têm a duração de 19 dias consecutivos, contando com fins de semana e dias santos.

Na organização tradicional de três períodos, o segundo começa no dia de reis, 6 de janeiro, uma segunda-feira, e estende-se até 27 de março. O Entrudo permite uma pausa de três dias, umas mini-férias de Carnaval entre 24 e 26 de fevereiro. As férias da Páscoa também terão 17 dias, tal como aconteceu este ano, retomando as aulas do terceiro e último período letivo a 14 de abril. O fim do ano letivo difere consoante o ciclo do ensino. Os primeiros acabam a 4 de junho e são os alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos.

O calendário estipula também as datas das provas de aferição: as provas do ensino básico realizam-se entre 4 de maio e 18 de junho e as provas de finais de ciclo entre 15 de junho e 22 de junho. No 9.º ano, as provas incidem sobre as disciplinas de Português e Matemática, abarcando as temáticas do 7.º ano ao 9.º ano.

Já a primeira fase dos exames nacionais do 11.º ano – que contam para a média do ensino secundário e, em alguns casos, funcionam como provas de ingresso ao ensino superior – arranca a 16 de junho e termina a 7 de julho. A segunda fase tem lugar entre 21 e 27 de julho, ao passo que os exames do 12.º decorrem entre 15 de junho e 24 de julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.