[weglot_switcher]

Câmara dos Comuns debate eleições antecipadas e afasta emendas propostas pela oposição

À quarta pode ser de vez, mas ainda pode demorar. Os partidos aceitam ir a votos mas discutem as emendas propostas pelo partido Trabalhista e Partido Nacional Escocês. Em cima da mesa estão quatro datas para novas legislativas, que vão de 9 a 12 de dezembro.
29 Outubro 2019, 17h45

Decorre esta tarde mais uma sessão decisiva para o futuro do Brexit e para o governo atual liderado por Boris Johnson. Apesar de os deputados estarem quase a chegar a um consenso e terem descartado duas emendas que poderiam bloquear novas legislativas, ainda não ficou decidido o calendário para as novas eleições.

Face a este impasse, o presidente do Conselho Europeu deixou um aviso ao Parlamento britânico esta tarde. Num tweet, que serviu também como mensagem de despedida, Donald Tusk alertou que o período de extensão concedido esta segunda-feira poderá ser o último e urge ao Parlamento para tomar uma decisão.

“Para os meus amigos britânicos, os 27 aceitaram formalmente uma extensão. Pode ser a última. Aproveitem bem este tempo”, alertou. Resta saber se isso é ou não verdade na medida em que se um outro governo tomar posse depois das eleições e tiver uma outra ideia quanto ao “tipo” de saída desejável, a UE não deverá decidir “empurrar” o Reino Unido para fora do bloco contra a própria vontade dos britânicos (se a permanência for claramente uma escolha eleitoral da maioria, claro).

Em cima da mesa da Câmara dos Comuns está agora um projeto de lei “de uma linha” (“one line bill”) que poderá formalizar uma nova ida às urnas.  Durante a tarde, decorreu um debate entre os partidos presentes na Câmara, onde foram apresentadas quatro emendas:

– Para que o voto seja concedido aos cidadãos maiores de 16 anos, como acontece na Escócia;

– Para que os cidadãos de países da UE residentes no Reino Unido possam votar;

– Para que as eleições sejam a 9 de dezembro, invés de serem a 12 como Johnson havia sugerido;

– Para um segundo referendo sobre o Brexit a 26 de março;

As duas emendas mais polémicas, propostas, pelo Labour e pelo Partido Nacional Escocês, referentes ao alargamento de votos não foram propostas para votação pelo vice-speaker da Câmara dos Comuns Lindsay Hoyle, avança o The Guardian, esta tarde. Porém, as outras duas ainda vão a votos. Sem que haja anúncio oficial das emendas a debater e votar, a imprensa britânica antevê que seja admitida aquela que foi apresentada pelo líder trabalhista para as eleições legislativas antecipadas acontecerem a 9 e não a 12 de dezembro. Tem o apoio da líder dos Liberais Democratas, Jo Swinson.

A votação está agendada para as 19h00.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.