[weglot_switcher]

Candidaturas ao Porta 65 encerram esta segunda-feira

O programa de apoio financeiro ao arrendamento jovem apoia cidadãos entre os 18 e os 35 anos, que arrendem casa para habitação permanente.
25 Maio 2020, 10h53

As candidaturas ao ‘Porta 65’ terminaram esta segunda-feira, às 17h00. Todos os interessados podem concorrer através do Portal da Habitação. O programa de apoio financeiro ao arrendamento jovem apoia cidadãos entre os 18 e os 35 anos, que arrendem casa para habitação permanente.

Para o processo de candidaturas é preciso o número de contribuinte dos jovens que partilham casa e a senha para aceder ao portal das Finanças. Todos os candidatos têm de se autenticar à vez na mesma candidatura com o respetivo contribuinte e senha, além de preencher os dados pessoais.

A candidatura deve ainda refletir o agregado real que vai viver na habitação de forma permanente. Os resultados saem 45 dias após o fecho das candidaturas, que acontece a 4 de outubro.

O Portal da Habitação revela que é dada prioridade aos candidatos ou agregados com rendimentos mais baixos, sendo que o rendimento mensal do jovem ou do agregado não pode ser superior a quatro vezes o valor da renda máxima admitida para cada zona.

Para a Grande Lisboa, apenas é permitida uma renda máxima de 860 euros, no caso de uma habitação de tipologia T4 ou T5, como por exemplo Oeiras, Vila Franca de Xira, Sintra e Amadora. Por exemplo, o valor máximo para os apartamentos de tipologia T0 e T1 é de 578 euros.

Já na região do grande Porto, o montante máximo é de 466 euros e só são permitidas rendas no valor de 748 euros, numa habitação T4 e T5, como se verifica em Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Valongo, Vila Nova de Gaia e Porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.