[weglot_switcher]

Candidaturas ao sistema de incentivos fiscais I&D alargadas até julho

Entre 2006 e 2019, foram recebidas 16.251 candidaturas ao SIFIDE, apresentadas por 4.430 empresas, com um investimento declarado de 9.458,5 milhões de euros. Por sua vez, 3.951 empresas já recuperaram 2.754 milhões de euros do investimento feito nestes projetos.
17 Junho 2021, 19h01

O Governo estendeu até 31 de julho o prazo para a apresentação de candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais para as atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), foi esta quinta-feira anunciado.

“As empresas com atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) têm mais um mês para recuperar parte do investimento que realizaram nos seus projetos através da dedução à coleta de IRC”, anunciou hoje, em comunicado, a Agência Nacional de Inovação (ANI), que gere o Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE).

As candidaturas podem assim ser apresentadas até 31 de julho, sem acréscimos ou penalizações.

O alargamento do prazo de candidaturas foi determinado pelos ministérios da Economia e Transição Digital, das Finanças e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esta decisão tem em vista flexibilizar o cumprimento das obrigações fiscais e reforçar o “princípio de colaboração mútua e os mecanismos facilitadores do cumprimento voluntário de obrigações e concessão de benefícios”.

Entre 2006 e 2019, foram recebidas 16.251 candidaturas ao SIFIDE, apresentadas por 4.430 empresas, com um investimento em I&D declarado de 9.458,5 milhões de euros. Por sua vez, 3.951 empresas já recuperaram 2.754 milhões de euros do investimento realizado nestes projetos.

O incentivo abrange as despesas de investigação “com vista à aquisição de novos conhecimentos científicos ou técnicos” e de desenvolvimento “com vista à descoberta ou melhoria substancial de matérias-primas, produtos, serviços ou processos de fabrico”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.