Caparica vai ser sede mundial do naturismo

A Costa da Caparica, em Almada, vai ser a sede mundial do naturismo durante os próximos dias, com um encontro internacional em que estarão representados cerca de 40 países e uma centena de dirigentes associativos de várias partes do globo.

A Costa da Caparica, em Almada, vai ser a sede mundial do naturismo durante os próximos dias, com um encontro internacional em que estarão representados cerca de 40 países e uma centena de dirigentes associativos de várias partes do globo.

De quinta-feira a domingo, estarão em discussão no 36.º Congresso Mundial de Naturismo questões relacionadas com a atividade de cada organização, estando previstas também atividades no concelho de Sesimbra, onde se situa a praia do Meco, uma das mais conhecidas, entre as oito consideradas oficiais em Portugal para a prática naturista.

Segundo a Federação Portuguesa de Naturismo, criada há 41 anos, Almada é o único concelho português com duas praias oficiais naturistas (Adiça e Bela Vista), no “pequeno universo” nacional.

A Câmara Municipal de Almada “apostou mais neste mercado, ainda por descobrir pelos empresários, num país à beira mar plantado e com mais horas de sol por ano na Europa”, afirma a federação em comunicado.

Cerca de 40 federações e delegados ou correspondentes em países onde ainda não estão constituídas estas organizações vão participar no encontro, esperando que a iniciativa contribua para fazer crescer uma forma de estar considerada uma filosofia de vida, “sem pudor, sem preconceitos”, em respeito pelo outro e pela natureza.

“Pela família, pelo próximo e pelo próprio, onde possa existir uma nudez social que é tão natural que ninguém reparará no corpo nu como tal, mas sim como uma pessoa que ali está ao lado, naturalmente”, defendem.

É a primeira vez que o congresso, que se realiza de dois em dois anos, vai decorrer em Portugal e é também a primeira vez que a federação portuguesa é presidida por uma mulher, Filipa Gouveia Esteves, eleita em março.

De acordo com dados da federação, haverá mais de 10.000 praticantes em Portugal.

O evento é organizado pela Federação Naturista Internacional, cuja responsável máxima é a presidente da Federação Naturista da Áustria, Sieglinde Ivo.

A par dos trabalhos, realizar-se-ão passeios nos concelhos de Almada e Sesimbra, que apoiaram a iniciativa, segundo a organização.

Estão também referenciadas como naturistas as praias do Salto e dos Alteirinhos (litoral alentejano), das Adegas, da ilha de Tavira e da Barreta (Algarve).

Ler mais
Recomendadas

Adesão à greve no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental chegou aos 100% nalguns serviços

A adesão à greve de hoje dos enfermeiros do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental chegou aos 100% na urgência pediátrica do Hospital São Francisco Xavier e no bloco de oftalmologia do Egas Moniz, segundo o sindicato.

Partilha gratuita de livros através de plataforma ‘online’ a partir de hoje

Uma plataforma ‘online’ de partilha de livros, que pretende afirmar-se como um “ponto de encontro dos amantes de leitura”, vai estar disponível a partir de hoje para todos os que se quiserem registar e começar a trocar livros.

Falhar o combate contra o aquecimento global “não seria apenas imoral, seria suicida”, diz António Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os representantes presentes na cimeira do ambiente que se não aumentarem os esforços em relação às alterações climática, os resultados serão “não apenas imorais, mas suicidas” para o planeta.
Comentários