Caparica vai ser sede mundial do naturismo

A Costa da Caparica, em Almada, vai ser a sede mundial do naturismo durante os próximos dias, com um encontro internacional em que estarão representados cerca de 40 países e uma centena de dirigentes associativos de várias partes do globo.

A Costa da Caparica, em Almada, vai ser a sede mundial do naturismo durante os próximos dias, com um encontro internacional em que estarão representados cerca de 40 países e uma centena de dirigentes associativos de várias partes do globo.

De quinta-feira a domingo, estarão em discussão no 36.º Congresso Mundial de Naturismo questões relacionadas com a atividade de cada organização, estando previstas também atividades no concelho de Sesimbra, onde se situa a praia do Meco, uma das mais conhecidas, entre as oito consideradas oficiais em Portugal para a prática naturista.

Segundo a Federação Portuguesa de Naturismo, criada há 41 anos, Almada é o único concelho português com duas praias oficiais naturistas (Adiça e Bela Vista), no “pequeno universo” nacional.

A Câmara Municipal de Almada “apostou mais neste mercado, ainda por descobrir pelos empresários, num país à beira mar plantado e com mais horas de sol por ano na Europa”, afirma a federação em comunicado.

Cerca de 40 federações e delegados ou correspondentes em países onde ainda não estão constituídas estas organizações vão participar no encontro, esperando que a iniciativa contribua para fazer crescer uma forma de estar considerada uma filosofia de vida, “sem pudor, sem preconceitos”, em respeito pelo outro e pela natureza.

“Pela família, pelo próximo e pelo próprio, onde possa existir uma nudez social que é tão natural que ninguém reparará no corpo nu como tal, mas sim como uma pessoa que ali está ao lado, naturalmente”, defendem.

É a primeira vez que o congresso, que se realiza de dois em dois anos, vai decorrer em Portugal e é também a primeira vez que a federação portuguesa é presidida por uma mulher, Filipa Gouveia Esteves, eleita em março.

De acordo com dados da federação, haverá mais de 10.000 praticantes em Portugal.

O evento é organizado pela Federação Naturista Internacional, cuja responsável máxima é a presidente da Federação Naturista da Áustria, Sieglinde Ivo.

A par dos trabalhos, realizar-se-ão passeios nos concelhos de Almada e Sesimbra, que apoiaram a iniciativa, segundo a organização.

Estão também referenciadas como naturistas as praias do Salto e dos Alteirinhos (litoral alentejano), das Adegas, da ilha de Tavira e da Barreta (Algarve).

Ler mais
Recomendadas

PremiumCadeia de Lisboa fecha até 2020, abrindo a porta a negócio de milhões

Cadeia de Lisboa será encerrada até 2020, apurou o JE. Terreno situado em pleno coração da capital vale mais de 200 milhões de euros e deverá acolher o novo Campus da Justiça. Parte do terreno ficará para a CML e poderá ter lugar a venda a privados.

Tribunal declara ilegais serviços mínimos na greve dos professores

O Tribunal da Relação de Lisboa declarou ilegais os serviços mínimos que foram decretados em julho, pelo colégio arbitral, no âmbito da greve às reuniões de avaliações.

Ordem dos Advogados quer esclarecimentos sobre o “algoritmo da Justiça”

O Conselho Regional de Lisboa da Ordem quer que o Instituto de Gestão Financeira e dos Equipamentos da Justiça preste todos os esclarecimentos sobre matéria de aleatoriedade do sistema.
Comentários