Carga fiscal bateu novo recorde em 2018

A carga fiscal aumentou 6,5% em termos nominais em 2018, atingindo 71,4 mil milhões de euros, o que corresponde a 35,4% do PIB. Segundo dados do INE, esta é a percentagem mais elevada desde 1995, início da série histórica do organismo. Os cofres do Estado beneficiaram de mais 4,3 mil milhões de euros do que em 2017. No entanto, Portugal tem ainda uma carga fiscal inferior à média da União Europeia, que regista 39,4% do PIB.

Recomendadas

Equilíbrio, profundidade e ‘timing’ foram a chave do título da NBA

A conquista dos Toronto Raptors surpreendeu os adeptos da NBA. Qual o segredo? “Montaram uma equipa equilibrada e profunda, reajustaram algumas peças no prazo limite para trocas e geriram o esforço das principais figuras”, analisou Ricardo Brito Reis. Gasol, Leonard e Green foram cruciais, mas podem sair já este verão. Para a história fica o título e uma audiência total de 120 milhões de lares.

Mar adentro: na lota o preço desce, na loja sobe

Do pescado português, mais de 39 mil toneladas seguem para Espanha. Para combater o aumento das importações, o preço sobe nas lojas, mas na lota continua pequeno como a sardinha. Apesar da quebra do preço na lota, a enguia continua a ser o peixe com o preço mais elevado. Sardinha está dentro da média.

FIL vai crescer durante 10 anos até ter 110 mil metros quadrados

O projeto de expansão das instalações da FIL no Parque das Nações, defendido e proposto pela Fundação AIP, depende do reinvestimento dos resultados da atividade dos congressos e feiras ao longo de uma década, e totalizará um investimento global de 150 milhões de euros para passar dos atuais 41 mil para os 110 mil m2.
Comentários