[weglot_switcher]

Carregosa SGOIC torna-se sociedade independente após Management Buyout e passa a Legatum Gest

Criada há cinco anos, sociedade regista já 350 milhões de euros de ativos sob gestão. José Miguel Marques, presidente do Conselho de Administração, refere que “a independência da nossa sociedade representa um passo natural no percurso iniciado há quase cinco anos. Desde a fundação, a sociedade foi ganhando vida própria e um dinamismo independente”.
16 Dezembro 2025, 10h16

A Carregosa SGOIC (Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo), até aqui detida maioritariamente pelo Banco Carregosa, foi comprada pela atual administração executiva, ou seja, foi alvo de um processo de Management Buyout (MBO).

A gestora de ativos anuncia que “inicia uma nova fase da sua trajetória ao tornar-se uma entidade independente, passando a atuar sob a denominação Legatum Gest, na sequência de um processo de Management Buyout (MBO)”.

“Fundada há cinco anos, a sociedade gestora tem registado um percurso de crescimento sólido e consistente, ultrapassando atualmente os 350 milhões de euros de ativos sob gestão, distribuídos por 15 organismos de investimento alternativo imobiliário”, explica a sociedade.

Com esta operação, a atual administração executiva passa a deter a maioria do capital da SGOIC, reforçando a autonomia da sociedade e a sua capacidade de desenvolvimento.

Em comunicado é revelado que os acionistas de referência do Banco Carregosa, que impulsionaram a criação da sociedade gestora, permanecem no capital social com uma posição reforçada, garantindo a continuidade e a ligação à sua origem.

“A nova etapa fica igualmente marcada também pela adoção da marca: Legatum Gest” revela a gestora de ativos que explica que a nova identidade corporativa foi inspirada na raiz latina “legatum” (legado), e expressa a missão da sociedade em preservar e, sobretudo, reforçar os valores que sempre a caracterizaram – tradição, confiança, fiabilidade e segurança – legados colocados ao serviço dos clientes e investidores.

José Miguel Marques, presidente do Conselho de Administração, refere que “a independência da nossa sociedade representa um passo natural no percurso iniciado há quase cinco anos. Desde a fundação, a sociedade foi ganhando vida própria e um dinamismo independente”.

“A nova estrutura acionista, na qual a atual gestão passa a deter uma posição maioritária e assume convictamente a identidade Legatum Gest, abre horizontes promissores, permitindo aproveitar novas oportunidades de crescimento e diversificação, sempre com o foco na criação de valor e de legados para os nossos clientes e investidores”, afirma.

“Num setor em que a confiança é um elemento essencial, a ligação ao Banco Carregosa foi determinante na fase inicial, conferindo credibilidade e facilitando o acesso ao mercado”, refere a sociedade que acrescenta que “a independência agora alcançada permite à sociedade alargar a sua ambição, consolidar a reputação construída e aprofundar relações com novos parceiros, acelerando a sua expansão no mercado da gestão de ativos, sem perda das credenciais que sustentam o reconhecimento de que já beneficia”.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.