[weglot_switcher]

Carros a gasóleo continuam a dominar no mercado de usados

Os anúncios de carros usados a gasóleo correspondem a 73% do total no portal Standvirtual, seguidos dos automóveis a gasolina (23%). As cores de automóveis mais procuradas pelos portugueses são o cinzento e o preto.
14 Janeiro 2020, 13h11

Os carros a gasóleo continuam a dominar no mercado automóvel de usados. Os anúncios de carros usados a gasóleo correspondem a 73% do total no portal Standvirtual.

Seguem-se os automóveis movidos a gasolina (23,5%), híbridos a gasolina (1,54%), e só depois os elétricos. O preço médio anunciado por automóvel fixou-se nos 17 mil euros num total de 256,193 mil unidades.

Num balanço ao ano de 2019, a Standvirtual aponta que entre compradores e vendedores foram trocadas 885 mil mensagens. As cores de automóveis mais procuradas são o cinzento (34%) e o preto (27%). No portal, os automóveis dominam com 87% dos anúncios, surgindo depois os veículos comerciais 6% e as motos 4%.

Este anúncio chega numa altura em que os carros movidos a gasóleo estão sob um intenso escrutínio, devido a um estudo publicado pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (FETA) esta semana. Numa comparação aos diferentes combustíveis, o estudo conclui que os automóveis a gasóleo “são até mil vezes mais poluentes” que os movidos a gasolina.

O presidente do Automóvel Clube Portugal (ACP), Carlos Barbosa, questionou a veracidade desta conclusão. “Os estudos que nós temos, quer na Federação Internacional Automóvel, quer nas comissões de sustentabilidade, mostram precisamente o contrário, por isso este estudo para mim não tem qualquer tipo de interesse”, afirmou, citado pela Renascença.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.