[weglot_switcher]

Carros elétricos: Governo quer rede de carregamento concluída no início de 2018

Executivo socialista vai antecipar “os prazos do compromisso que apontavam para a sua colocação até final de 2018” tendo em conta o crescimento da venda de veículos elétricos em Portugal.
13 Outubro 2017, 17h36

Cerca de 1.600 novos postos de carregamento de carros elétricos vão ser colocados em todos os municípios no início do próximo ano. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que salienta que o Estado antecipou “os prazos do compromisso que apontavam para a sua colocação até final de 2018” tendo em conta o crescimento da venda de veículos elétricos em Portugal.

“Portugal tem mantido incentivos quer à aquisição quer fiscais muito interessantes e o que está previsto para 2018 é manter esse quadro. Nos primeiros sete meses deste ano venderam-se mais carros elétricos que em todo o ano anterior”, afirmou José Mendes durante a visita ao Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que está decorrer até domingo no Porto.

José Mendes explica que atualmente os consumidores podem ser remunerados pelo abate ou entrega desses veículos e acumular com o novo incentivo à aquisição. Além disso, os compradores de carros elétricos podem ficar isentos do pagamento do imposto único de circulação e do imposto sobre veículos e, no caso das empresas, existe a possibilidade de “isenção na tributação autónoma e na dedução do IVA”.

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente acredita ainda que a compra de carros elétricos “vai acelerar muito como está a acontecer em toda a Europa” e isso já se está a refletir nos preços dos veículos. “Hoje o preço é muito menor do que há dois anos, dado o aumento da procura e da oferta os preços serão mais acessíveis”, afirmou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.