[weglot_switcher]

Casas de luxo em Portugal: Queda na procura por parte de estrangeiros coincidiu com fim dos vistos gold

Este valor representa uma quebra em comparação com os primeiros três meses de 2023, altura em que o fim dos vistos gold foi anunciado pelo antigo Governo através do programa “Mais Habitação”.
18 Abril 2024, 10h22

A procura por casas de luxo em Portugal por parte de investidores estrangeiros através dos vistos gold registou uma quebra de 5,8 pontos percentuais (p.p.) no primeiro trimestre de 2024, quando comparado com o período homólogo e que coincidiu com o fim deste regime por parte do antigo Governo através do programa “Mais Habitação”, segundo uma análise feita pelo ‘idealista’.

Esta descida foi ainda mais expressiva no primeiro trimestre do ano, face ao trimestre anterior (6,8 p.p.), altura em que deixaram de ser emitidos quaisquer vistos de residência através de investimento imobiliário, mas também com o anuncio do fim do regime dos Residentes Não Habituais (RNH).

Em relação às nacionalidades, o Reino Unido representou 11,9% do total da procura internacional no primeiro trimestre de 2024, seguindo-se os Estados Unidos (11,2%), a Alemanha (10,2%), Espanha (9,2%) e França (8,6%).

No segmento da procura por casas de luxo os investidores do Reino Unido registaram um ligeiro aumento de 0,8 p.p., face ao mesmo período do ano passado, ao contrário dos clientes interesse dos Estados Unidos, cuja procura caiu 4 p.p..

No que diz respeito às regiões de Portugal, a procura de investidores estrangeiros desceu em Faro (-17,3 p.p.), Bragança (-11,6 p.p.), Évora (-11,2 p.p.), Lisboa( -5,2 p.p.) e Porto (2,3 p.p.).

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.