O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto lidera um projeto para acelerar a capacitação em inovação e empreendedorismo de instituições de ensino superior, nos domínios da deep tech e na valorização de subprodutos agroalimentares.
Católica Porto Business School lança formação em ética empresarial
O projeto é financiado pela Iniciativa IES do EIT: Capacitação em Inovação no Ensino Superior e decorre até dezembro de 2023. O arranque faz-se a 15 de setembro com um programa de formação de 60 horas, que visa apoiar e fomentar o empreendedorismo em áreas de deep tech, intitulado Deep Tech for Innovators.
“Este projeto irá integrar conhecimento nas chamadas deep techs, que inclui as áreas da biotecnologia, tecnologias limpas, robótica, Inteligência Artificial e machine learning, inovação e empreendedorismo com o grande objetivo de poder converter o problema do desperdício agroalimentar em oportunidades de negócio”, explica o CBQF.
O DIP4Agri integra um programa de educação com base de deep tech e conteúdo personalizado que irá fornecer mentoria para o desenvolvimento de soluções para problemas da indústria, de ONGs, de municípios e investidores, visando enfrentar desafios em subprodutos e desperdícios agroalimentares, explorar a transferência de conhecimento e fomentar o networking.
A longo prazo existe o objetivo de expandir o programa e torná-lo uma referência a nível europeu de apoio a startups de base cientifica e tecnológica na área agroalimentar.
“O DIP4Agri permitirá acelerar a criação de valor na universidade, promovendo a cultura do empreendedorismo e inovação tecnológica na melhoria da circularidade dos sistemas agroalimentares”, afirma Manuela Pintado, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF/ESB/UCP) e coordenadora do projeto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com