[weglot_switcher]

Cellnex acumula prejuízos de 84 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano

O grupo de telecomunicações diz que o prejuízo registado “encontra-se em linha com o forte crescimento” que a empresa atravessa, sendo “expectável” mais resultados negativos “nos próximos trimestres”. Expansão do grupo faz receitas dispararem 53%, totalizando 1.149 milhões de euros.
  • Nuno Carvalhosa, administrador-delegado da Cellnex Portugal
4 Novembro 2020, 20h53

O plano de expansão e as sucessivas operações de aquisição em 2019 e 2020 da Cellnex Telecom continuam a pressionar o resultado líquido do grupo espanhol, que acumulou um prejuízo de 84 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, segundo as contas relativas ao terceiro trimestre, reveladas esta quarta-feira. A Cellnex entrou no mercado português este ano.

Em comunicado, o resultado líquido negativo é justificado pela Cellnex Telecom com o elevado nível de amortizações e os custos financeiros “associados ao processo de aquisições realizado em 2019 e 2020, e a significante expansão geográfica do grupo”.

O grupo de telecomunicações diz que o prejuízo registado “encontra-se em linha com o forte crescimento” que a empresa atravessa, sendo “expectável” mais resultados negativos “nos próximos trimestres”.

Não obstante, as receitas cresceram 53%, totalizando 1.149 milhões de euros no final de setembro, depois de consolidadas as aquisições em Portugal (Omtel e NOS Towering), Polónia (Iliad), França (Bouygues Telecom), Reino Unido (Arqiva) e na Finlândia (Edzcom).

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) cresceu 68%, para 838 milhões de euros, em termos homólogos.

O grupo Cellnex Telecom fechou os primeiros nove meses do ano com um cash-flow recorrente de 435 milhões de euros, o que representa um crescimento de 70% em comparação com igual período de 2019. A dívida líquida ascendia a 3.776 milhões de euros e a liquidez disponível (tesouraria e dívida não utilizada) fixou-se nos 7.200 milhões de euros, no final de setembro.

O total de investimentos efetuado nos primeiros nove meses de 2020 ascendeu a 3.585 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano. Este valor, segundo o grupo espanhol, está diretamente relacionado com “investimentos ligados à geração de novas receitas, particularmente a incorporação de novos ativos em Portugal e no Reino Unido e a continuidade na integração e implementação de novas infraestruturas em França, bem como melhorias na eficiência e na manutenção de capacidade instalada”.

Em Portugal, a empresa anunciou a aquisição da OMTEL no valor de 800 milhões de euros, em janeiro. E em abril anunciou a aquisição da NOS Towering por 550 milhões de euros. Ambas as operações de compra foram já executadas.

No mesmo comunicado, é referido que o grupo não vai parar com os planos de expansão. O chairman da Cellnex Telecom, Franco Bernabè salientou que o grupo vai “manter uma política de crescimento” que permitirá “reforçar e expandir a presença geográfica através de aquisições transformacionais”. A referida expansão conta com o apoio dos acionistas do grupo, que aprovaram em agosto um aumento de capital no valor de quatro mil milhões de euros, um valor que apoiará um “conjunto de projetos que implica um investimento estimado de 11 .000 milhões de euros”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.