[weglot_switcher]

Cellnex planeia mais investimentos em Portugal após compra das torres da NOS

Nuno Carvalhosa diz que a partilha de infraestruturas entre as ‘telecoms’, entregando-as a empresas como a Cellnex, permite-lhes dispor de mais recursos para investir no 5G e na qualidade dos serviços.
  • Nuno Carvalhosa, administrador-delegado da Cellnex Portugal
25 Setembro 2020, 07h33

O grupo espanhol Cellnex entrou com estrondo no mercado de telecomunicações português, depois de ter fechado a aquisição da OMTEL e da NOS Towering nos primeiros quatro meses deste ano.

Ambas totalizam um investimento potencial superior a 1,3 mil milhões de euros. A OMTEL, que geria as torres da Altice, foi integrada no grupo espanhol em junho, dando lugar à Cellnex Portugal. A transação da NOS Towering para a Cellnex ainda decorre. Em Portugal, a Cellnex já controla cerca de três mil torres de telecomunicações, um número que vai crescer para as cinco mil após a integração da NOS Towering. Em entrevista, o administrador delegado da Cellnex Portugal, Nuno Carvalhosa – que já era o CEO da OMTEL – explica os objetivos e o racional do investimento que este operador grossista tem feito em Portugal, os acordos com a Altice e a NOS, e a oportunidade que a quinta geração da rede móvel (5G) representa.

Qual foi o propósito da vinda da Cellnex para Portugal e qual foi a oportunidade de negócio identificada?
O setor de infraestruturas de telecomunicações é um setor que tem a favor o crescimento de uma das variáveis de crescimento da própria infraestrutura, que é o crescimento muito significativo, que se vem registando há muitos anos, do consumo de comunicações móveis, em particular de dados móveis. E o 5G vai, muito provavelmente, acelerar ainda mais esta tendência de crescimento, dentro dos dois dígitos anuais de dados móveis. O investimento da Cellnex, em Portugal, tem muito que ver com o facto de que a empresa já era – imediatamente antes da aquisição da OMTEL no dia 2 de janeiro por 800 milhões de euros – o maior player independente de infraestruturas de telecomunicações, com presença em sete países da Europa Ocidental [Espanha, Itália, França, Reino Unido, Suíça, Irlanda e Holanda] e que não tinha presença em Portugal. A Cellnex é uma empresa de gestão e operação de infraestruturas de telecomunicações numa lógica industrial, pela captura de sinergias e eficiências operacionais que, por exemplo, os fundos de infraestruturas que tiveram sucesso no processo de venda original que deu lugar à criação da OMTEL, em setembro de 2018, não tinham, porque não possuiam esta lógica industrial e uma geografia pan-europeia. A razão da vinda da Cellnex são todos estes fatores combinados.jvr

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.