O ministro das Finanças disse que o Programa de Estabilidade 2019-2021, apresentado esta segunda-feira, é o “primeiro programa num contexto de verdadeira estabilidade”. Mário Centeno assegurou ainda que Portugal está preparado para enfrentar as incertezas globais.
“Todos estes indicadores sustentam o amanhã, sustentam a projeção que apresentamos hoje no Programa de Estabilidade. É o primeiro programa desta natureza que é apresentado num contexto de verdadeira estabilidade”, disse Mário Centeno, em conferência de imprensa.
Centeno destacou que se projeta um saldo orçamental próximo do equilíbrio para este ano, mantendo a estimativa do Governo de défice de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. Na atualização do cenário macroeconómico a cinco anos, o Executivo projeta ainda um excedente orçamental a partir do próximo ano, de 0,3%.
O ministro da tutela realçou ainda a trajetória descendente da dívida pública. “A partir de 2020 a dívida pública em termos nominais cai. Não apenas em percentagem do PIB, mas em termos de valores absolutos”, disse.
“Os pilares daquilo que é e será a economia portuguesa no futuro não se constrói hoje. Tem vindo a ser construído ao longo dos últimos quatro anos”, disse.
Questionado sobre qual a segurança que os investidores podem ter de que Portugal entrou numa fase de estabilidade, o ministro das Finanças disse que “o melhor certificado da segurança orçamental em Portugal são os últimos três anos. Este é um processo que tem um valor absolutamente inestimável para o futuro de Portugal”.
“Era possível alterar o conjunto de políticas em Portugal cumprindo todos os objetivos a que o país se propunha”, referiu. Centeno assegurou ainda que o país “está preparado para enfrentar os riscos e as incertezas que se colocam a nível global”.
“É visto internacionalmente como um país que vive em estabilidade orçamental e económica”, referiu, destacando que o país atingiu “um porto de abrigo e segurança, impensável há três anos”.”Devemos estar preparados para ter ambição, mas ter a exata medida em que essa ambição se coloca”, acrescentou.
(Atualizada)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com