[weglot_switcher]

Centeno escolhe ex-Secretário do Tesouro para chefe de gabinete no Banco de Portugal

Álvaro Novo passou a liderar o gabinete responsável pelas relações institucionais do regulador com o Governo e com o Parlamento. 
  • mario_centeno_banco_de_portugal
    José Sena Goulão/Lusa
11 Setembro 2020, 18h00

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, escolheu o seu ex-Secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, para chefe de gabinete. O antigo governante abandonou o Governo aquando da saída de Mário Centeno e tinha regressado ao lugar de técnico-consultor do regulador, que exercia desde 2001, mas vai agora liderar as relações institucionais do BdP com o Executivo e o Parlamento.

O Jornal Económico questionou o BdP, mas até à publicação deste artigo não foi possível obter resposta. Contudo, o nome de Álvaro Novo já surge, entretanto, no organograma da instituição.

O gabinete de apoio ao Governador “presta apoio de natureza técnica” a Mário Centeno e é por aqui que passam os contactos com o Executivo, com a Assembleia da República e restantes instituições, tendo o atual Governador escolhido um homem da sua confiança.

Antes de assumir a pasta de Secretário de Estado do Tesouro em 2017, com o desdobramento da pasta que Mourinho Félix detinha, Álvaro Novo era economista-chefe do gabinete do ministro das Finanças, com quem já havia trabalhado no BdP. Foi professor associado-convidado do ISEG, Universidade de Lisboa e do IMS, Universidade Nova e entre 2008 e 2012 foi ainda presidente do grupo de trabalho das estatísticas do mercado de trabalho, no Conselho Superior de Estatística.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.