[weglot_switcher]

Centros comerciais vão implementar sistema de depósito e reembolso de embalagens de uso único

A associação de centros comerciais assinou um protocolo de colaboração com o SDR Portugal para o desenvolvimento e implementação de um sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.
22 Março 2023, 13h08

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) assinou um protocolo de colaboração com o SDR Portugal, uma associação sem fins lucrativos que trabalha no estudo, investigação, desenvolvimento e avaliação do modelo que defende como sendo o mais eficaz e sustentável para o futuro Sistema de Depósito e Reembolso em Portugal, para o desenvolvimento e implementação de um sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

A APCC compromete-se a colaborar com o SDR Portugal no desenvolvimento das mais eficazes soluções para a recolha das embalagens de bebidas de uso único e para a devolução de valores de depósito no contexto dos Centros Comerciais e no âmbito da implementação do SDR nacional. Tanto a APCC como a SDR Portugal, comprometem-se a desenvolver ações de divulgação, informação e formação sobre o SDR e colaborar em iniciativas diversas para a boa implementação do SDR em Portugal.

A formação, sensibilização e informação sobre o funcionamento do futuro SDR junto do consumidor final e, em particular, junto das empresas associadas da APCC, são alguns dos aspetos fundamentais assegurados pelo SDR Portugal no âmbito deste protocolo. O SDR Portugal assume também o compromisso de promover a implementação e gestão de um sistema que promova a acessível participação de todos os consumidores e, em particular, os do canal HoReCa, Hotel (HO), Restaurantes (RE) e Cafeteria (CA) no contexto dos Centros Comerciais.

Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal, afirma que “o protocolo hoje assinado com a APCC é mais um sinal de que a solução que ambicionamos é a mais adequada à resposta que o país precisa. Estamos cada vez mais preparados e os acordos que temos vindo a concretizar evidenciam a robustez da proposta do SDR Portugal e a capacidade que sabemos que terá para ajudar o país a cumprir as metas com que está comprometido”, sublinhando que “o protocolo estabelecido com a APCC permitir-nos-á chegar a ainda mais pessoas, disponibilizando a solução necessária nos locais onde o consumo acontece e de forma eficaz”.

A presidente da APCC, Cristina Moreira Santos, afirma que “o protocolo agora assinado com a SDR Portugal representa mais um passo para aumentar a reciclagem nos nossos espaços, dinamizando a promoção da mesma junto dos nossos clientes”.

O modelo proposto pelo SDR Portugal vem complementar o já existente, e pretende aumentar o número de embalagens recolhidas e recicladas, reduzindo o seu impacto no ambiente e contribuindo para o cumprimento das metas com que Portugal está comprometido.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.