[weglot_switcher]

Centros cortaram subsídio de desemprego a quase quatro mil pessoas

Em causa está sobretudo o Modelo de Acompanhamento Personalizado para o Emprego (MAPE), que estreitou a relação entre utentes e serviços.
9 Abril 2019, 08h11

As anulações de subsídios a desempregados que não cumpriram as obrigações – como a comparência às convocatórias dos centros – dispararam 67,4% em 2018, revela o “Público” na edição desta terça-feira (9 de abril).

Segundo o relatório de atividades do ano passado da Comissão de Recursos do IEFP, a que o jornal teve acesso, os centros de emprego cortaram o subsídio a 3.932 desempregados durante esse período. Em causa está sobretudo Modelo de Acompanhamento Personalizado para o Emprego (MAPE), que estreitou a relação entre utentes e serviços.

“Num quadro de acompanhamento mais regular dos utentes, o serviço público de emprego tem hoje melhores condições para assegurar uma verificação eficaz do cumprimento das obrigações dos subsidiados, o que se traduziu, em 2018, num aumento das anulações das inscrições para emprego”, refere o documento, citado pelo matutino.

No entanto, os centros de emprego reverteram a anulação em 202 casos, muitos deles oriundos de recursos que os visados apresentaram por, por exemplo, não terem recebido pelo correio a convocatória. Há “graves na entrega de correspondência por parte dos CTT”, explica o relatório.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.