[weglot_switcher]

CEO da Altice Portugal critica reguladores pelo estado atual do setor de media

Para Alexandre Fonseca, o panorama do setor de media configura “uma situação grave, preocupante e inédita”, sobretudo pelo impacto que a estagnação de um setor que precisa de “uma mudança e de estabilidade”. “A principal preocupação é a falta de ação para quem observa – muito pouco se tem feito para mudar este panorama”, disse.
27 Maio 2019, 10h44

O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, fez saber que o atual estado do setor de media em Portugal é uma preocupação para a operadora, tendo em conta “que muito pouco se tem feito para mudar o panorama”, afirmou esta segunda-feira, 27 de maio, no discurso de abertura da conferência “Que papel pode ter a inovação como instrumento de mais e melhor turismo?”, co-organizada pelo Jornal Económico, na Universidade do Algarve, em Faro.

“Os media são extremamente importantes, porque hoje o conhecimento passa, em boa parte, pelos media e pelos órgãos de comunicação tradicionais. Nós continuamos a acreditar que órgãos de comunicação são um ativo naquilo que é a melhoria do nível cultural da nossa população”, afirmou o CEO da telecom.

Para o gestor, o panorama do setor de media configura “uma situação grave, preocupante e inédita”, sobretudo pelo impacto que a estagnação de um setor que Alexandre Fonseca considerou precisar de “uma mudança e de estabilidade”. “A principal preocupação é a falta de ação para quem observa – muito pouco se tem feito para mudar este panorama”, acrescentou.

Aludindo à Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e à Autoridade da Concorrência, Alexandre Fonseca, acusou: “Os reguladores têm um pouco assobiado para o lado. A própria Autoridade da Concorrência inviabilizou o maior negócio de media em Portugal”.

O CEO da Altice Portugal, empresa que continua à procura de consolidar a sua presença no setor de media, em Portugal, mencionou, assim, a tentativa da empresa que lidera em adquirir a Media Capital, dona da TVI. O negócio acabou por ser cancelado no verão de 2018.

Ainda no mesmo discurso, Alexandre Fonseca saudou a concretização desta conferência, organizada pela Altice Portugal e pelo Jornal Económico, afirmando que a inovação é um “tema chave” para a operadora de telecomunicações e o facto desta conferência ser realizada na Universidade do Algarve passa “pela capacidade de inovação [da Altice], que passa muito por investir na Academia”.

Foi nesse sentido que o gestor da telecom sublinhou como a inovação é decisiva “no caminho de sucesso e liderança” de uma empresa e lembrou que foi pela inovação que o grupo Altice fixou “o seu centro de inovação tecnológica [pela mão da Altice Labs]” em Portugal. “Hoje, mais de 700 engenheiros portugueses exportam tecnologia de ponta para todo o mundo”, disse.

https://jornaleconomico.pt/noticias/como-inovar-para-ter-mais-e-melhor-turismo-je-e-altice-debatem-no-algarve-447825

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.