O CEO da Transdev Portugal e Espanha, Sérgio Soares, garante que veria com “bons olhos” uma parceria público-privada nos transportes públicos e sublinha que nem seria inédita. Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o primeiro português a assumir a liderança ibérica dessa transportadora defende que o conceito de PPP “tem muitos méritos”, pelo que “é um pena” não estar a ser utilizado.
“Com certeza que [veria com bons olhos uma PPP no transporte público. O conceito PPP é agora pouco utilizado, mas tem muitos méritos e é uma pena não estar a ser utilizado no desenvolvimento do país”, sublinha o líder da Transdev, que hoje opera os transportes públicos no Norte e Centro, mas tem ambições de alargar o negócio.
Em entrevista, o responsável lamenta ainda que não se abra a ferrovia a privados. “Infelizmente, até agora o panorama existente é um plano ferroviário nacional que não passa pela abertura aos operadores privados de executarem franjas dessa operação, o que para nós é lamentável. Seria uma oportunidade grande, não só para a empresa mas também para o país”, afirma.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com