[weglot_switcher]

CEO da Unbabel: “Um investidor optou por se afastar à última hora” mas processo de aquisição prossegue

Vasco Pedro diz que “a Unbabel tem estado com um processo de aquisição em curso e está em negociações avançadas com várias partes. Um investidor optou por se afastar à última hora. Essa decisão não alterou o nosso foco. Continuamos a avançar e partilharemos mais informações na devida altura”.
13 November 2023; Vasco Pedro, Co-founder & CEO, Unbabel during the opening night of Web Summit 2023 at the Altice Arena in Lisbon, Portugal. Photo by Piaras Ó Mídheach/Web Summit via Sportsfile
4 Julho 2025, 11h33

A Unbabel está com um processo de aquisição em curso, referiu Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, ao Jornal Económico, na sequência da notícia publicada esta sexta-feira de que a Iberis Capital, acionista com menos de 10% da tecnológica portuguesa, desistiu de participar no processo.

Vasco Pedro diz que “a Unbabel tem estado com um processo de aquisição em curso e está em negociações avançadas com várias partes. Um investidor optou por se afastar à última hora. Essa decisão não alterou o nosso foco. Continuamos a avançar e partilharemos mais informações na devida altura”.

A Unbabel estava a negociar com a Iberis Capital, que detém menos de 10% da tecnológica, mas a gestora de private equity pondo em risco o processo em curso falhou.

A Iberis Capital decidiu não avançar com o processo e as transações previstas no chamado “Term Sheet” que foi assim rescindido, refere a notícia do Jornal Económico.

Segundo fonte próxima da Iberis revelou entretanto ao JE estava em causa a private equity participar uma nova ronda de financiamento para capitalizar a Unbabel, mas não estava em cima da mesa comprar a empresa.

Os prazos para a celebração dos acordos finais expiraram e, além disso, segundo informação a que o Jornal Económico teve acesso, a Iberis alega que foi informada sobre “passivos existentes inesperados que impactam negativamente as Entidades do Grupo (por exemplo, passivos fiscais e warrants existentes, entre outros)”. Tanto a exposição temporal adicional como os passivos, que a Iberis diz que desconhecia, tiveram um impacto negativo significativo na avaliação do perfil de risco/retorno das Entidades do Grupo, explicou a Iberis à Unbabel, segundo uma fonte próxima das partes.

A Iberis Capital participou na última ronda de financiamento da Unbabel que decorreu em 2023, tendo angariado 19,5 milhões de euros numa ronda de financiamento que contou com a participação também da GED Ventures Portugal, Point 72, Notion, ScaleVentures Partners e Caixa Capital.

A tecnológica portuguesa Unbabel, que atua na área de tradução automática, fez um processo de reestruturação. Tal como noticiou o Observador no inicio do ano, a Unbabel confirmou que “tem curso um processo de reestruturação, que visa adaptar a empresa à evolução do mercado”.

A empresa fundada e liderada por Vasco Pedro avançou no início do ano com o processo de reestruturação que incluiu na saída de 66 pessoas a nível global, o que equivale a cerca de 25% do total, tal como noticiou em fevereiro a agência Lusa.

Esta é a segunda reestruturação em menos de cinco anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.