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CEO da Volkswagen diz que Autoeuropa é “uma das fábricas mais eficientes” da empresa

Depois de bater fábricas na Polónia e na Chéquia na corrida ao novo modelo da marca alemã, a liderança da Volkswagen deixa elogios ao trabalho desenvolvido pela fábrica portuguesa da marca.
Member of the Board of Management of Volkswagen AG, Brand Group Core CEO Volkswagen Brand
12 Março 2025, 07h00

São elogios públicos à Autoeuropa vindos diretamente da sede em Wolfsburgo, a casa-mãe da produtora automóvel alemã.

O CEO da marca Volkswagen teceu elogios à fábrica portuguesa da marca, explicando, em parte, porque é que foi escolhida para receber o novo modelo elétrico de baixo custo: o ID.1.

“A decisão de produzir nesta fábrica baseia-se em considerações económicas e estruturais dentro da rede de produção da Volkswagen”, segundo Thomas Schafer (na foto). “Palmela é uma das fábricas mais eficientes da Volkswagen e fabrica atualmente o T-Roc, campeão de vendas”.

“Como empresa global, estamos a alavancar a força da nossa rede de produção para produzir o modelo de entrada de gama – com preço de cerca de 20 mil euros – eficientemente e com padrões de qualidade elevados”, acrescentou o líder da marca de Wolfsburgo na terça-feira.

O gestor alemão deixou elogios à liderança do diretor-geral da fábrica que assumiu o cargo em dezembro de 2021: “Não tenho dúvidas de que a equipa liderada por Thomas Hegel Gunther vai entregar resultados fantásticos!”.

O novo modelo ID.Every1 que é 100% elétrico e com um preço competitivo de 20 mil euros (valor indicativo para o mercado alemão) era uma ambição da Autoeuropa há já algum tempo.

A imprensa alemã apontava há uns meses quais eram as principais favoritas à vitória: a Autoeuropa, a fábrica de Poznan na Polónia e a principal fábrica da Skoda em Mladá Boleslav na Chéquia, com a fábrica em Bratislava, na Eslováquia, a ficar de fora. O “Der Spiegel” sublinhava que as fábricas alemãs em Zwickau e Emden estavam fora de jogo devido aos seus custos de produção mais elevados. A fábrica portuguesa era elogiada no artigo da revista alemã por ser “particularmente eficiente”.

Na indústria automóvel, as fábricas podem pertencer à mesma empresa, mas na verdade são rivais. Competem por mais investimento, nova tecnologia, novos modelos. É neste feroz ambiente competitivo que vive a Autoeuropa. Entre os trabalhadores da Autoeuropa sempre existiu o sentimento que as fábricas alemãs são favorecidas face às restantes. Mas a crise no setor levou a empresa a tomar medidas de reestruturação que contemplam as unidades alemãs.

A Autoeuropa registou um volume de negócios de 3,8 mil milhões de euros em 2024, contando com com cerca de 4.850 trabalhadores, pesando 4% nas exportações nacionais no ano passado, e contribuindo com 1,3% para o PIB em 2023.

A administração da Autoeuropa disse na terça-feira que a chegada de um novo modelo à fábrica de Palmela “reforça a posição estratégica” desta unidade industrial dentro do grupo Volkswagen.

“É com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID. EVERY1, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação. Gostaríamos de agradecer o apoio do governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o país”, disse Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, em comunicado.

“Esta decisão revela a confiança que o Grupo Volkswagen deposita na fábrica de Palmela. Com esta conquista, a Volkswagen Autoeuropa reforça a sua posição estratégica no Grupo Volkswagen e assume-se como um pilar essencial no futuro da mobilidade elétrica na Europa”, segundo o comunicado divulgado pela Autoeuropa.

Por sua vez, o Governo disse que “este é um dia verdadeiramente histórico para Portugal e muito feliz para todos nós”, congratulou-se o ministro da Economia, Pedro Reis, em comunicado divulgado pela sua tutela. “Com esta decisão da Volkswagen, a economia portuguesa dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia e para a reinvenção do setor automóvel europeu”.

“De uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos”, acrescentou o governante.

Já a empresa explica que o veículo conceptual é alimentado por um motor elétrico de nova geração com 70 kW (95 cv). “Com um comprimento de 3.880 mm, o ID. EVERY1 oferece no seu interior, espaço para quatro pessoas e uma bagageira com 305 litros de capacidade. Será o primeiro modelo de todo o Grupo a integrar uma nova e inovadora arquitetura de software. Isto significa que o futuro modelo de entrada de gama da Volkswagen poderá ser equipado com novas funcionalidades ao longo de todo o seu ciclo de vida”.

“O lançamento deste modelo insere-se no ambicioso plano da Volkswagen de introduzir nove novos modelos até 2027, incluindo quatro veículos elétricos assentes na moderna plataforma modular elétrica (MEB) com tração dianteira”, segundo a companhia.

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