CEO do Twitter põe primeira publicação na rede social à venda. Já vale mais de 2 milhões

O ‘tweet’ de Jack Dorsey está à venda como um NFT, um token (ativo digital) certificado. Uma das maiores ofertas pelo ‘post’, feito em 2006, partiu de Justin Sun, o empreendedor chinês das criptomoedas que já venceu um leilão para um jantar de caridade de Warren Buffett.

O cofundador e CEO do Twitter está a vender o primeiro tweet que publicou. É mesmo isso: o “just setting up my twttr”, uma publicação de 2006 que acabou por se tornar das mais famosas na rede social, está a render num website chamado Valuables, que leiloa tweets.

O tweet vai ser vendido como um NFT (Non-Fungible Token), um token (ativo digital) certificado exclusivo que declara quem detém uma foto, vídeo ou outro tipo de media online que não é mutuamente intercambiável – difere por exemplo do dinheiro, que pode ser trocado por dinheiro.

Uma das ofertas mais altas pelo post de Jack Dorsey foi de 2 milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros) e partiu de Justin Sun, o empreendedor chinês das criptomoedas que já venceu um leilão para um jantar de caridade de Warren Buffett. Porém, as propostas superaram os 2,5 milhões de dólares (aproximadamente 2 milhões de euros).

O negócio é peculiar porque o tweet está disponível publicamente, como um bem digital gratuito e visível, há 15 anos e, mesmo depois de ser vendido com NFT, o novo dono terá de o manter online e à vista de todos no Twitter.

Ainda assim, o comprador receberá um certificado, assinado digitalmente e verificado por Jack Dorsey, bem como os metadados do tweet original, entre os quais de incluem informações como a hora em que foi publicado e seu conteúdo de texto.

A Valuables foi lançada há três meses com esse intuito, o de permitir que as pessoas comprem certificados digitais de tweets. A plataforma defende que ter qualquer conteúdo digital pode ser um “investimento financeiro, ter valor sentimental e criar uma relação entre colecionador e criador”, tal como sucede com um caderno ou t-shirt autografados.

Ler mais
Recomendadas

Sines vai arrancar com Data Centre Campus, um investimento que pode chegar a 3,5 mil milhões

A cerimónia de apresentação do projeto, que pode criar até 1.200 empregos qualificados e é da responsabilidade da empresa star campus, será encerrada pelo primeiro-ministro, António Costa.

Youtube começa a verificar problemas com direitos de autor no momento em que os vídeos são carregados

Esta nova funcionalidade permite corrigir quaisquer problemas com direitos de autor antes de os vídeos serem publicados na plataforma.

5G: Propostas do leilão ascendem a 285,6 milhões de euros no 69.º dia de licitação principal

Desde o quarto dia de licitação, apenas um lote da faixa libertada da TDT (700 MHz) – que tem seis lotes – continua sem qualquer oferta e é o único de todo o leilão.
Comentários