A energética Cepsa vendeu a Gasib ( filial de butano, propano e autogas) à Abastible, que pertence ao grupo chileno Empresas Copec.
“Nos termos do acordo, a Gasib continuará a oferecer de forma habitual os seus produtos de butano, propano e autogas nos mercados onde opera (Espanha e Portugal) sob a marca Cepsa, empresa com a qual manterá sinergias para a produção e distribuição de produtos nos postos de abastecimento”, refere a empresa.
O CEO da CEPSA, Maarten Wetselaar, considerou que esta operação é “mais um passo” na estratégia da organização para se tornar uma “referência na transição energética, promovendo investimentos em energias sustentáveis, como o hidrogénio verde ou os biocombustíveis, negócios que esperamos que representem mais de metade da nossa atividade em 2030. A integração da Gasib na Abastible permite-lhe continuar a crescer numa empresa de referência no negócio do Gás Liquefeito, com capacidade de investimento e desenvolvimento de mercado na Península Ibérica”.
A Gasib vai manter a sua equipa de gestão. A empresa tem 3,5 milhões de clientes de gás engarrafado e 17 mil clientes a granel. Tem 200 colaboradores, seis instalações de armazenamento e enchimento, duas instalações de armazenagem e mais de 200 armazéns de terceiros. Isto permite abastecer todo o mercado ibérico (Portugal e Espanha), as ilhas Canárias, Ceuta e Melilha, com vendas de cerca de 240 mil toneladas por ano.
O gás liquefeito é uma das áreas de intervenção das empresas da Copec, que no final de 2023 tinha 40 mil colaboradores diretos, um volume de negócios de pouco mais de 29 mil milhões de dólares e um EBITDA de 2.303 milhões de dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com