Cerca de 23% dos alunos do ensino público não tem acesso a computador com internet

O Centro de Economia da Educação da Nova SBE concluiu que, em média, os professores reportam que 23% dos alunos não tem um computador com acesso à internet. Estes valores são mais elevados no ensino público e nos ciclos de ensino iniciais.

Numa altura em que as escolas se encontram encerradas, muitos alunos e professores se vêm dependentes da tecnologia. Na verdade, apenas 2% dos professores reportam não estar a desenvolver métodos de ensino à distância. A maioria usa como estratégia o envio de materiais de apoio ao estudo. Porém, a falta de acesso poderá ser uma entrave para normalizar o ensino durante a pandemia da Covid-19.

A Nova SBE recolheu entre 25 de março e 8 de abril 1586 inquéritos junto de professores do ensino básico e secundário com vista a compreender como tem decorrido a transição para o ensino a distância.

De acordo com um estudo do Centro de Economia da Educação da Nova SBE, em média, os professores reportam que 23% dos alunos não tem um computador com acesso à internet. Estes valores são mais elevados no ensino público e nos ciclos de ensino iniciais.

A investigação informa ainda que mesmo entre as escolas públicas, existem realidades muito diferentes. Por exemplo, no 1º ciclo, 20% dos professores indica que praticamente todos os seus alunos (mais que 90%) tem computador com internet. Mas também existem muitos professores (cerca de 25%) que indica que mais de metade da turma não tem computador.

Quanto ao número de aulas lecionadas por videoconferência, apenas 30% dos professores afirma te-lo feito, sendo esta percentagem mais baixa nas escolas públicas, cerca de 22%.

Da perspetiva dos professores, cerca de 19% dos professores não estão a recolher qualquer instrumento de avaliação, sendo que a maioria se encontra a fazê-lo através do recurso a trabalhos de casa, 71%.

Apesar de tudo, a maioria dos professores, 77%, diz não recorrer aos recursos disponibilizados pelo Ministério da educação, afirmando ter um nível de confiança elevado na sua capacidade de adaptação à nova realidade. Estes, avaliam ainda favoravelmente a capacidade de adaptação dos seus alunos, e numa menor magnitude a dos encarregados de educação

Ler mais
Recomendadas

Penhora do reembolso do IRS: em que situações pode ocorrer?

Sabia que pode ser alvo de uma penhora do reembolso do IRS? Esta pode ocorrer não só por ter dívidas às Finanças, como também em situações de incumprimento a qualquer credor público ou privado. Descubra em que ocasiões pode acontecer este tipo de penhora e o que fazer nestas circunstâncias.

Segurança Social com formulário para empresas que queiram desistir do ‘lay-off’

A desistência pode abranger a totalidade do pedido, ou seja, desde o início, ou aplicar-se apenas a partir de data indicada pela entidade empregadora.

Crédito pessoal com problemas bancários. É possível?

O pedido de um crédito pessoal com problemas bancários pode não ser facilitado pelas instituições financeiras, mas nem sempre é negado aos consumidores. Fique a conhecer como é possível pedir um empréstimo nestas condições e como evitar situações de incumprimento.
Comentários