A utilização de Inteligência Artificial (IA) Generativa em contexto profissional é feita por cerca de 70% dos gestores portugueses, conclui o estudo “Os Desafios dos Gestores na Adoção da Inteligência Artificial Generativa” da AESE Business School e do Instituto Superior Técnico.
Conduzido por Jorge Costa da Silva, investigador da AESE Business School, Francisco Lima, Professor Associado de Engenharia e Gestão de Organizações do Instituto Superior Técnico, e Miguel Mira da Silva, Professor Catedrático de Sistemas de Informação do Instituto Superior Técnico, o estudo foca a utilização individual. “O próximo passo será a consideração da adoção corporativa, com a entrada da IA Generativa nos processos de negócio”, defendem os autores.
Os gestores inquiridos afirmam que utilizam IA Generativas, várias vezes por semana, para: pesquisa de informação (56%), escrita (46%), sumarização de textos (43%), aprendizagem (39%), análise de textos (37%), geração de ideias (28%), análise de dados (24%) e apoio à decisão (18%).
“Apesar de ter uma expressão não muito alargada, a geração de ideias pode ser enriquecida com as ferramentas atuais. Os modelos sintetizam um vasto volume e diversidade de informação que pode alargar e complementar as nossas perspetivas individuais. De igual modo, o apoio à decisão pode beneficiar da AI Generativa: geração de alternativas de solução, benefícios e dificuldades de cada uma, critérios de seleção, entre outros”, segundo o estudo.
Nas empresas de maior dimensão, os gestores tendem a usar mais IA Generativa. Já os setores de atividade mais representados são Finanças & Banca, Educação, TIC e Serviços Profissionais.
Nos sectores menos expostos, poderá ser necessário um maior esforço na adoção da IA Generativa. Agricultura, Construção, Indústria, Transportes & Logística, Restauração & Alojamento são exemplos disso e, nestes casos, têm especial interesse as iniciativas específicas de formação que mostrem as vantagens para diferentes casos de uso.
“Esta conclusão é coerente com o que sabemos sobre a inovação em IT geral. As empresas de menor dimensão têm de fazer um esforço adicional. Não se trata, necessária e unicamente, de um maior esforço financeiro. A generalidade das ferramentas possibilita um nível de acesso gratuito que, apesar das limitações, já permite obter valor. Será relevante ponderar a aquisição de licenças para, pelo menos, os colaboradores que mais possam beneficiar”, refere o estudo da AESE Business School e do Instituto Superior Técnico..
“No futuro, o desafio é tirar todo o partido da tecnologia, continuar a identificar oportunidades de uso, formar colaboradores e equipas para que a quantidade de uso corresponda a uma qualidade e a um valor acrescentado cada vez maior”, recomendam os autores.
ChatGPT, Copilot e Gemini no top3
As ferramentas mais utilizadas pelos gestores são o ChatGPT (91%), Copilot (55%) e Gemini (27%). “Todas estas ferramentas, e os modelos subjacentes, estão em grande dinamismo, com alterações frequentes. A melhor ferramenta para uma determinada tarefa pode ser ultrapassada de um dia para o outro. Vale a pena manter alguma atenção, e fazer algumas experiências com ferramentas diferentes das que habitualmente usamos. Além das ferramentas comerciais, há também um conjunto crescente de modelos open-source, que podem ser adaptados a necessidades mais específicas”, segundo as conclusões do estudo a AESE Business School e do Instituto Superior Técnico.
A mesma análise conclui que “ainda existe um longo caminho pela frente, ou seja, é necessário fomentar e reforçar a adoção de AI Generativa. Neste processo, o mais importante é mostrar a sua utilidade, por exemplo, através de formações práticas ou aplicações específicas do seu potencial, ajustadas às reais necessidades dos diferentes tipos de utilizadores”.
No total, foram inquiridas 406 pessoas pertencentes à comunidade Alumni da AESE Business School, sendo que 45,8% desempenham funções de Senior Management e 36,9% de Top Management.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com