[weglot_switcher]

Cerca de 90% dos portugueses responderam aos Censos pela internet

O tipo de resposta menos submetida foi em papel, representando 0,4% do total, um valor que contrasta com as respostas recolhidas da mesma forma mas em 2011, altura em que foram submetidas 50%.
1 Junho 2021, 13h31

Um dia depois de terminar prazo para responder aos Censos 2021, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que a maioria das respostas submetidas foram quase na sua totalidade digitais, 99,3% do total, sendo que a maior fatia foi efetuada diretamente pela população através da internet (87,6%), seguindo-se a resposta na aplicação móvel do recenseador (7,6%) e do preenchimento nas Juntas de Freguesia (4,1%).

“A resposta expressiva pela Internet permitiu que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país”, diz o INE em comunicado.

Quanto às respostas em papel, estas foram residuais representando 0,4% do total, um valor que contrasta com as respostas recolhidas da mesma forma mas em 2011, altura em que foram submetidas 50% das respostas em papel. O INE informa ainda que 0,3% da população optou por responder por telefone, tendo a linha de apoio respondido a a mais de 200 mil chamadas e 40 mil e-mails de pedidos de apoio ou dúvidas sobre o preenchimento.

O órgão de estatísticas nacional revela que após o dia 31 de maio, prazo final de resposta aos Censos 2021, as equipas de recolha vão contactar e notificar os alojamentos que não responderam dentro do prazo estabelecido. Só em último caso, quando de recusa absoluta em responder aos Censos 2021, o INE irá aplicar as coimas previstas na lei.

Desde 5 de abril, foram distribuídas pelos recenseadores mais de 4,5 milhões de cartas com os códigos de resposta aos Censos. Os primeiros resultados dos Censos 2021 serão apresentados até meados de agosto e têm um caráter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados muito antes do processo de tratamento e validação da informação recolhida.

Assim, os resultados definitivos dos Censos 2021 serão disponibilizados até ao último trimestre de 2022, com uma apresentação dos resultados provisórios até fevereiro, confirma o INE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.