Certificado digital vai ser utilizado em jogos de futebol e espetáculos culturais, afirma Marques Mendes

“Exemplificando: quem tiver Certificado Covid pode ter acesso sem restrições a casamentos, jogos de futebol e espetáculos. Estas três situações já estão definidas, mas o Governo está ainda a estudar a hipótese de alargar o Certificado Covid a outras situações, atividades e eventos, designadamente no acesso a restaurantes”, continuou Luís Marques Mendes no seu espaço de comentário habitual da SIC.

O comentador da SIC e ex-presidente do PSD, Luís Marques Mendes, avançou este domingo que o Governo vai aprovar na próxima quinta-feira a utilização do certificado digital Covid-19 para a deslocação e permanência em eventos como jogos de futebol, espetáculos culturais e casamentos e batizados.

“Ao que apurei, o Governo vai aprovar um Decreto-Lei a determinar que o Certificado Covid se aplique cá dentro e não apenas em viagens”, apontou Maques Mendes no seu espaço habitual de comentário.

“Exemplificando: quem tiver Certificado Covid pode ter acesso sem restrições a casamentos, jogos de futebol e espetáculos. Estas três situações já estão definidas, mas o Governo está ainda a estudar a hipótese de alargar o Certificado Covid a outras situações, atividades e eventos, designadamente no acesso a restaurantes”, continuou.

Assim, e de acordo com as informações de Marques Mendes, o Governo só tem estas situações mas já se encontra a estudar outras possibilidades em que o certificado possa, de certa forma, substituir os testes. “E eu acrescentaria liberdade de circulação. Quem tiver Certificado Covid não deve ter restrições à circulação pelo país”, reiterou, depois de na Área Metropolitana de Lisboa estarem a ser aplicadas restrições à circulação devido ao aumento de casos.

Abordando então o isolamento aplicado à AML durante os próximos fins de semana, o comentador adiantou que a “decisão é bem intencionada”, com o Governo a querer “evitar que a variante Delta se espalhe pelo país”, uma vez que já representa 60% das novas infeções.

Ainda assim, Luís Marques Mendes mostrou-se reticente relativamente à eficácia das restrições numa área ampla. “Tenho sérias dúvidas é que a medida seja eficaz. Querendo sair, as pessoas acabam por sair na mesma”, terminou.

Recomendadas

Infeções continuam a baixar no Reino Unido apesar do fim das restrições

O número de casos de Covid-19 continua a baixar no Reino Unido apesar do fim das restrições, com um total de 24.551 novos casos positivos anunciados esta segunda-feira, menos 21,5% que os registados há uma semana.

Incidência em Espanha sobe para 700 casos por 100 mil habitantes

A incidência acumulada de infetados por Covid-19 em Espanha subiu para 700 casos por cada 100 mil habitantes diagnosticados nas últimas duas semanas, tendo sido registados, desde sexta-feira, 61.625 novos contágios e 47 mortes.

Dr. Bayard produz um milhão de rebuçados peitorais na época alta

A empresa portuguesa de raiz familiar já vai na terceira geração e está rodeada de um segredo que vem desde 1944.
Comentários